Artigo - Open Access.

Idioma principal

Estudo e Análise da Fabricação de Concreto a Partir do Uso De Resíduos de Borracha de Pneus

Marinho, Sâmia Rodor ; Reis, Fernanda Lemes ; Tomain, Lorena Resende ; Medeiros, Renata Franco de ; Pinto, Carolina Oliveira ;

Artigo:

A reciclagem é, atualmente, uma das propostas mais utilizadas para que não haja acúmulo de resíduos de materiais inservíveis e a predação dos recursos naturais.A indústria da construção civil, segundo estimativas, é responsável por 20 a 50% do consumo dos recursos naturais extraídos do planeta (JOHN, 2000).A utilização de resíduos de pneus como material de construção é uma maneira de diversificar e aumentar a oferta de materiais de construção, viabilizando eventualmente reduções de preço que gera benefícios sociais adicionais através da política habitacional, uma vez que a grande parte dos componentes necessários para a construção de habitações podem ser produzidos com materiais sem grande sofisticação técnica.A reutilização do pneu como agregado do concreto assume, então, um papel importante na preservação do meio ambiente, pois, além de diminuir a extração de recursos naturais, como a areia e a brita, também pode diminuir o acúmulo desses resíduos nas áreas urbanas. Esta situação pode ser favorecida pela adoção de medidas de incentivo específicas para a produção de habitações de baixa renda com o intuito de resolver o problema de déficit habitacional.Assim, o uso de pneus triturados como agregado miúdo no concreto como substituto dos materiais de construção convencionais apresentam, além da alternativa à alocação de resíduos, é uma solução técnica com os seguintes benefícios para as edificações: densidade reduzida, melhor propriedade de drenagem e, melhor isolação térmica e acústica (DOS SANTOS, 2005).O presente trabalho tem como objetivo mostrar a utilização da borracha do pneu como matériaprima na Construção Civil, primando a relação entre o termo sustentabilidade e o seu uso

Artigo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-8entec-011

Referências bibliográficas
  • [1] DOS SANTOS, A. C. (2005); Avaliação do Comportamento do Concreto com Adição de Borracha Obtida a Partir da Reciclagem de Pneus com Aplicação em Placas Pré-oldadas. Tese (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Ferderal do Alagoas, Maceió/AL.
  • [2] GRANZOTTO, L. (2010); Concreto com adições de borracha: uma alternativa ecologicamente viável. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Engenharia Urbana – Universidade Estadual de Maringá, Maringá/PR.
  • [3] HERNÁNDEZ-OLIVARES, F.; BARLUENGA, G. (2003); Fire Performance of Recycled Rubber-Filled High-Strength Concrete; http://www.periodicos. capes.gov.br/, acesso em:10 de setembro 2014.
  • [4] JOHN, V. M. Reciclagem de resíduos na construção civil: Contribuição para metodologia de pesquisa e desenvolvimento. São Paulo, 2000. 113p. Tese (Livre Docência) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Construção Civil.
  • [5] SEGRE, N. C. (1999); Reutilização de Borracha de Pneus Usados como Adição em Pasta de Cimento. Tese (Doutorado em Química) – Universidade Estadual de Campinas, São
  • [6] Paulo/SP.
  • [7] TOPÇU, I. B. (1994); The Properties of Rubberized Concrete; http://www.periodicos. capes.gov.br, acesso em: 10 de setembro 2014.
  • [8] TOPÇU, I. B. Andamp; AVCULAR, N. (1997); Collision Behaviours of Rubberized Concrete; http://www.periodicos.capes.gov.br/, acesso em:10 de setembro 2014.
  • [9] TOPÇU, I. B. Andamp; AVCULAR, N. (1997); Analysis of Rubberized Concrete as a Compo- site Material; http://www.periodicos.capes.gov.br/ , acesso em:10 de setembro 2014.
Como citar:

Marinho, Sâmia Rodor; Reis, Fernanda Lemes; Tomain, Lorena Resende; Medeiros, Renata Franco de; Pinto, Carolina Oliveira; "Estudo e Análise da Fabricação de Concreto a Partir do Uso De Resíduos de Borracha de Pneus", p. 23-24 . In: Anais do 8º Encontro de Tecnologia: Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade [= Blucher Engineering Proceedings, v.1, n.3]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/biochem-8entec-011

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações