Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DE MELHORIA DO “WHEEL GAP” SOBRE UM VEÍCULO EXISTENTE

Milak, Felipe ; Cruz, Rafael ;

Artigo Completo:

O design é um dos critérios mais apreciados pelos clientes e tem sido a cada dia mais decisivo no momento da compra de um automóvel. Tendo em conta a necessidade de se aprimorar este atributo, os construtores devem estar atentos a toda característica que impacte na sua aparência final. Uma delas é o que chamamos de “wheel-gap”, que define o vão entre as rodas e a carroceria. Esta característica cumpre um papel importante no design de um veículo, como sendo uma assinatura da marca para um veículo bem feito. Em um primeiro momento, pode-se imaginar que isto seja estritamente ligado ao design, que acompanhará o veículo até a sua substituição por um novo modelo e novo desenho. Porém, ao perceber que seu veículo já em produção deixa a desejar neste quesito, o construtor deve procurar alguma alternativa para melhorá-lo. Com este intuito, uma equipe de engenheiros e designers foi criada com objetivo de identificar soluções aplicáveis em curto prazo e com baixo custo. Este estudo exporá os critérios analisados sobre um veículo em produção e indicará a melhor solução para o construtor e seus clientes.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-simea2015-PAP216

Referências bibliográficas
  • [1] YAZBEK, Priscila. Os carros preferidos no Brasil por faixa de motorização. Disponível em http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/os-carros-preferidos-no-brasil-por-faixa-de-motorizacao. Acesso em: 25/05/2015
  • [2] SANT’ANA, Hugo Cristo. Design sem designer. Serra: Edição do Autor, 2013. P.20
  • [3] FENABRAVE. Informativo – Emplacamentos. Ed.148. São Paulo, 01 de Maio de 2015. Disponível em
  • [4] http://www3.fenabrave.org.br:8082/plus/modulos/listas/?tac=downloadAndamp;file=/listas/plusfiles/ 4_2015_04_2.pdf
  • [5] [4] COMMISSION REGULATION (EU). Official Journal of the European Union N° 1009/2010. UE, 09 de Novembro de 2010. Disponível em http://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/HTML/?uri=CELEX:32010R1009Andamp;from=EN
  • [6] [5] BRASIL. Ministério das Cidades. Conselho Nacional de Trânsito. Resolução nº 201, de 25 de agosto de 200 Estabelece os limites de peso e dimensões para veículos que transitem por vias terrestres e dá outras providências. Disponível em
  • [7] http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_210.rtf.
  • [8] [6] BOSCH, Robert. Manual de tecnologia automotiva/Robert Bosch. São Paulo: Edgard Blücher, 2005. P764, 765 e 787
Como citar:

Milak, Felipe; Cruz, Rafael; "ESTUDO DE MELHORIA DO “WHEEL GAP” SOBRE UM VEÍCULO EXISTENTE", p. 690-704 . In: In Anais do XXIII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2015-PAP216

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações