Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Estudo da incorporação de fármaco em dispositivo de liberação obtido da fibroína de seda

TOMODA, B. T. ; BEPPU, M. M. ; de MORAES, M. A. ;

Artigo Completo:

A fibroína de seda é um polímero natural presente nos casulos dos bichos-da-seda da espécie Bombyx mori e apresenta um grande potencial para utilização como biomaterial, devido à sua resistência mecânica, biocompatibilidade e biodegradabilidade. Uma das maneiras de utilização da fibroína de seda como biomaterial é na forma de membrana densa, que pode ser explorada para usos na cicatrização de ferimentos e queimaduras. A possibilidade de incorporação de outros materiais na membrana, tais como fármacos e nanopartículas, aumenta a gama de aplicações da membrana de fibroína de seda, possibilitando o preparo de um dispositivo de liberação controlada. O objetivo desse trabalho é o estudo de métodos de incorporação de um fármaco modelo (diclofenaco de sódio) em membranas densas de fibroína de seda, para usos futuros como dispositivo de liberação controlada, especialmente na área de curativos de alto desempenho. Como métodos de incorporação foram estudados: 1) incorporação da solução de fármaco diretamente na solução de fibroína, antes do preparo da membrana; 2) incorporação por adsorção da solução de diclofenaco na membrana de fibroína. Foram analisadas as características visuais e de solubilidade das membranas obtidas pelos diferentes métodos, bem como feitas caracterizações por FTIR e MEV, que permitiram a escolha do melhor método de incorporação do fármaco.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2015-258-33055-252163

Referências bibliográficas
  • [1] ALTMAN, G.H., et al. Silk-based biomaterials. Biomaterials, v. 24, n. 3, p. 401-416, 2003.
  • [2] MORAES, M.A., Obtenção e caracterização de blendas e compósitos poliméricos de fibroína de seda e alginato de sódio. Tese (Mestrado em Engenharia Química), Faculdade de Engenharia Química, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2010.
  • [3] NOGUEIRA, G.M., Hidrogéis e filmes de fibroína de seda para fabricação ou recobrimento de biomateriais. Tese (Doutorado em Engenharia Química), Faculdade de Engenharia Química, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
  • [4] VEIGA, I.G., Produção e caracterização de membranas de quitosana associada com outros biopolímeros para liberação controlada de anti-inflamatórios. Tese (Doutorado em Engenharia Química), Faculdade Engenharia Química, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
Como citar:

TOMODA, B. T.; BEPPU, M. M.; de MORAES, M. A.; "Estudo da incorporação de fármaco em dispositivo de liberação obtido da fibroína de seda", p. 2402-2408 . In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.3]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2015-258-33055-252163

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações