Fevereiro 2015 vol. 1 num. 2 - XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DA COMBUSTÃO IN-SITU EM RESERVATÓRIOS COM CARACTERÍSTICAS DO NORDESTE BRASILEIRO

ROCHA, M. L. ; ARAÚJO, E. A. ; BARILLAS, J. L. M. ;

Artigo:

Com um número crescente de campos maduros, a recuperação de óleo pesado tem se apresentado um dos grandes desafios do setor petrolífero. O Nordeste Brasileiro, por exemplo, possui inúmeros reservatório de óleo pesado que possam vir a ser explorados com a utilização de métodos térmicos. Dentre os métodos de térmicos, a combustão in-situ (CIS) é uma das técnicas de recuperação de óleo na qual o calor e gerado dentro do reservatório. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo realizar um estudo paramétrico do processo de combustão in-situ, usando um reservatório semi-sintético com características do Nordeste Brasileiro. Foi realizada uma análise de sensibilidade do processo para os parâmetros operacionais: concentração de oxigênio, vazão de injeção de ar e completação do poço injetor. Os resultados obtidos mostraram que a concentração de oxigênio foi o parâmetro que apresentou a maior influência a maior influência estatística no percentual de óleo

Artigo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeq2014-1340-19781-148484

Referências bibliográficas
  • [1] ARAÚJO, E.A. – Estudo do processo de combustão in-situ usando poços horizontais como produtores de óleo (toe-to-heel air injection). Dissertação de Mestrado, UFRN, Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Petróleo, Natal-RN, 2012a. ARAÚJO, J. S. Estudo paramétrico do processo de combustão in situ como método de recuperação avançada de petróleo. Tese de Doutorado, UFRN ,Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Petróleo. Natal-RN,Brasil, 2012b. BARILLAS, J.L.M.; Estudo do Processo de Drenagem Gravitacional de Óleo com Injeção Contínua de Vapor em Poços Horizontais. Dissertação de Mestrado em Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005.
Como citar:

ROCHA, M. L.; ARAÚJO, E. A.; BARILLAS, J. L. M.; "ESTUDO DA COMBUSTÃO IN-SITU EM RESERVATÓRIOS COM CARACTERÍSTICAS DO NORDESTE BRASILEIRO", p. 12341-12348 . In: Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ 2014 [= Blucher Chemical Engineering Proceedings, v.1, n.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeq2014-1340-19781-148484

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações