Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO COMPARATIVO NO EMPREGO DOS FATORES DE RESPOSTA DO ANALISADOR DE HIDROCARBONETOS, SEGUNDO A NORMA ABNT NBR 6601, VERSÕES 2005 E 2012

Sousa, Raphael Bellis de; Ferreira, Vanderlei Rodrigues; Abrantes, Rui de; Borsari, Vanderlei;

Artigo Completo:

A norma ABNT NBR 6601:2012, vigente desde 18 de outubro de 2012, padronizou o conceito e emprego dos fatores de resposta de etanol e metano do analisador de hidrocarbonetos que utiliza o Detector de Ionização de Chama, DIC (Flame Ionization Detector - FID). Este trabalho faz um levantamento histórico relativo à metodologia de cálculo e valores dos fatores de resposta na área de emissão veicular brasileira permitindo compreender melhor os conceitos envolvidos em todos os ensaios de veículos leves com os diversos tipos de combustíveis descritos pela Norma ABNT NBR 8689:2012, tanto em ensaios de emissão evaporativa (com exceção de veículos abastecidos com GNV ou diesel) quanto de emissão de escapamento. Também foi possível verificar que a introdução do conceito do fator de resposta de metano do DIC, __CH_, na metodologia de cálculo de ensaios de emissão de veículos leves abastecidos com gasolina, suas misturas com etanol, gás natural veicular (GNV) e diesel não gera mudanças significativas nos resultados referentes aos NMHC, enquanto para ensaios de emissão de veículos leves abastecidos com etanol hidratado combustível há mudanças significativas nos resultados referentes aos NMHC-ETOH. Isso faz com que se estude uma possível atualização dos limites de hidrocarbonetos não metano. Os fatores de resposta de etanol do DIC, __ETOH, e de __CH_ são relativamente próximos entre si, respectivamente, para as diferentes marcas e modelos de analisadores de hidrocarbonetos utilizados pelos Laboratórios de Emissão Veicular, LEV, em ensaios de emissão, porém, sofrem variações que interferem nos resultados gerados por estes, e, por consequência, dos cálculos que os empregam, indicando que os valores de fatores de resposta do DIC são inerentes de cada analisador.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-simea-PAP46

Referências bibliográficas
Como citar:

Sousa, Raphael Bellis de; Ferreira, Vanderlei Rodrigues; Abrantes, Rui de; Borsari, Vanderlei; "ESTUDO COMPARATIVO NO EMPREGO DOS FATORES DE RESPOSTA DO ANALISADOR DE HIDROCARBONETOS, SEGUNDO A NORMA ABNT NBR 6601, VERSÕES 2005 E 2012", p. 332-351 . In: In Anais do XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva — SIMEA 2013. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea-PAP46

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações