Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Espaços e interações coletivas: da intenção do artista à ação do espectador

Gomes, Fernanda de Oliveira;

Artigo Completo:

Este trabalho busca lançar uma luz sobre o papel dos espaços em suas diversas configurações nos processos de comunicação artística, levando em consideração as relações possíveis a partir da inserção dos indivíduos em sistemas dispositivos que privilegiam a composição de imagens em tempo real e a formação de coletividades efêmeras. Nas diversas experimentações com imagens em movimento, identificadas no contexto contemporâneo, podemos identificar algumas propostas que entram em diversos tipos de interações e contaminações, não só com os espectadores, mas também com os espaços, culturas e contextos nos quais são inseridas. Geralmente os artistas que fazem parte deste recorte são identificados como verdadeiros agentes, principalmente no processo de produção e recepção de instalações interativas expostas em espaços públicos. Cada vez mais os artistas se conscientizam dos modos de produção e das relações humanas possibilitadas pelas técnicas de sua época. A arte torna estes modos de produção muito mais visíveis, possibilitando estender suas consequências na vida cotidiana.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Espaço, Imagem, Interação, Dispositivo,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/phypro-intermidialidade2014-014

Referências bibliográficas
  • [1] Bourriaud, N (2006). Estética relacional. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora.
  • [2] De Certeau, M (2009). A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes.
  • [3] Flusser, V (2008). O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume.
  • [4] Guimarães, C. G.; França, V. R.V. (orgs.) (2006). Na mídia, na rua. Belo Horizonte: Autêntica.
  • [5] Lefebvre, H (2003). Levels and dimentions. In: E.L. Stuart Andamp; E. Kofman (Eds.), Henri Lefebvre Key Writings. New York, London: Continuum.
  • [6] Maia, J (2005). Michel Maffesoli e a cidade partilhada. Famecos, 26 (1), 12-21.
  • [7] Rancière, J (2005). A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34.
Como citar:

Gomes, Fernanda de Oliveira; "Espaços e interações coletivas: da intenção do artista à ação do espectador", p. 177-184 . In: Aguiar, Daniella; Queiroz, João (Eds.). Anais do 1º Congresso Internacional de Intermidialidade 2014 [=Blucher Arts Proceedings, v.1 n.1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2447-3332, DOI 10.5151/phypro-intermidialidade2014-014

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações