Artigo - Open Access.

Idioma principal

ENSINO DO DESIGN: PANORAMA DOS DIFERENTES CURSOS DE DESIGN NO BRASIL

Selau, Luiza Grazziotin; Vieira, Gabriel Bergmann Borges;

Artigo:

A difusão do design no Brasil tem forte relação com a oferta de cursos de design ao longo de todo o território nacional. O ensino do design, pela natureza interdisciplinar própria da área, fomenta diversidade de cursos, relacionados diretamente com o contexto em que estão inseridos. Este estudo apresenta a identificação, agrupamento e análise dos diferentes cursos de graduação em design oferecidos por instituições públicas e privadas em território nacional, com base em dados do Ministério da Educação (MEC, 2013), por meio de consulta ao E-MEC. O trabalho mostra a distribuição dos diferentes cursos de graduação em design em todos os estados do Brasil, e ainda, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010), é traçada uma relação entre oferta de cursos e o Produto Interno Bruto (PIB) dos estados. Como resultado apresenta a relação entre design, desenvolvimento econômico e contexto cultural.

Artigo:

The diffusion of design in Brazil has a strong relationship with offering design courses throughout the country. The design education, the interdisciplinary nature of the field itself, fosters diversity of courses directly related to the context in which they are inserted. This study presents the identification, collation and analysis of different undergraduate courses in design offered by public and private institutions in the country, based on data from the Ministry of Education (MEC, 2013) by querying the E-MEC. The work shows the distribution of different undergraduate courses in design in all states of Brazil, and, based on data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE, 2010), is drawn a link between the courses offered and the PIB of the states. As a result shows the relationship between design, economic development and cultural context.

Palavras-chave: Ensino do design, cursos de design, distribuição regional., Teaching design, design courses, regional distribution.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00858

Referências bibliográficas
  • [1] BRASIL. Cursos sequenciais. Disponível na internet em Andlt;http://www.brasil.gov.br/empreendedor/capacitacao/cursos-sequenciaisAndgt; Acesso em 23 jun. 2013.
  • [2] CAETANO, Júlio Cesar. Que designers estamos formando? In: MAGUALHÃES, Eliane; et AL. Pensando Design. Porto Alegre: Uniritter, 2004.
  • [3] CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. ed. São Paulo: E. Blucher, 2008. 273 p.
  • [4] COUTO, R.; OLIVEIRA, A. J. Formas de Design. Rio de Janeiro: 2AB/PUC-Rio, 1999. E-MEC. Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. Disponível na internet em: Andlt;http://emec.mec.gov.br/Andgt; Acesso em 23 jun. 2013.
  • [5] GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010. GUIMARÃES,Lia Buarque de Macedo. Pela Sustentabilidade de um Design Brasileiro. In: VAN DER LINDEN, Julio Carlos de Souza. (org.) Revista D: design, educação, sociedade e sustentabilidade. Porto Alegre: Uniritter, p. 101 – 117, 2007.
  • [6] IBGE. [email protected] Censo 2010. Disponível na internet em: Andlt;http://www.ibge.gov.br/estadosat/Andgt;. Acesso em 16 abr. 2014.
  • [7] MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. Denominações das Instituições de Ensino Superior (IES). Disponível na internet em: Andlt;http://www.dce.mre.gov.br/nomenclatura_cursos.htmlAndgt; Acesso em: 23 jun. 2013. MOURA, Monica; SOMMA JUNIOR, Nelson. Design: Interdisciplinaridade no Ensino e na Aprendizagem In: VAN DER LINDEN, Julio Carlos de Souza. (org.) Revista D: design, educação, sociedade e sustentabilidade. Porto Alegre: Uniritter, p. 65 – 79, 200
  • [8] VALLEI, C. Curso a distância (EaD) ou presencial? In: e-Guia do Estudante - Abril. 2012. Disponível na internet em: Andlt;http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular- enem/curso-distancia-ead-ou-presencial-697316.shtmlAndgt; Acesso em: 23 jun. 2012.
  • [9] ______. Bacharelado ou Licenciatura? In: e-Guia do Estudante – Abril. 2012. Disponível na internet em: Andlt;http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular- enem/bacharelado-ou-licenciatura-69731shtmlAndgt; Acesso em: 23 jun. 2013.
  • [10] ______. Curso tecnológico ou tradicional? In: e-Guia do Estudante – Abril. 2012. Disponível na internet em: Andlt;http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular- enem/curso-tecnologico-ou-tradicional-697322.shtmlAndgt; Acesso em: 23 jun. 2013.
Como citar:

Selau, Luiza Grazziotin; Vieira, Gabriel Bergmann Borges; "ENSINO DO DESIGN: PANORAMA DOS DIFERENTES CURSOS DE DESIGN NO BRASIL", p. 1371-1382 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00858

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações