Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS, COM E SEM FILTRAÇÃO, EM DIFERENTES TEMPERATURAS

SILVA, M.; SACARDO, M.; COSTA, A. E.; ANDREAZZA, J. K.;

Artigo Completo:

O óleo residual de frituras é uma matéria-prima com grande potencial para emprego na síntese de biodiesel, visto que possui menor custo que os óleos virgens e seu aproveitamento reduz a ocorrência de descarte inadequado, o qual constitui um problema ambiental. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo determinar o perfil reológico e propriedades do óleo residual sujo e filtrado, tais como viscosidade dinâmica, massa específica e viscosidade cinemática, em diferentes temperaturas. O conhecimento de tais propriedades é importante para a aplicação deste material na síntese do biodiesel, uma vez que a qualidade do biodiesel produzido está relacionada com as características da matéria-prima oleaginosa utilizada em sua síntese, dentre outros fatores. Verificou-se que a massa específica, a viscosidade dinâmica e a viscosidade cinemática diminuem quando se eleva a temperatura, conforme esperado. Quanto ao perfil reológico do óleo residual tanto sujo como filtrado, constatou-se que na faixa de temperaturas estudada este comporta-se como um fluido dilatante, ou seja, sua viscosidade aparente aumenta com a taxa de deformação.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2015-195-32767-264130

Referências bibliográficas
  • [1] CARRAPATO, Rita Mafalda Guerreiro. Produção de biodiesel a partir de óleos alimentares usados por via alcalina: o caso de estudo da FCT-UNL. 2010, 128p. Dissertação (Qualificação para Mestrado em Energia e Bioenergia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
  • [2] CHRISTOFF, P. Produção de biodiesel a partir do óleo residual de fritura comercial. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Tecnologias) – Desenvolvimento de Tecnologias, Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC e Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, Curitiba, 2006.
  • [3] COSTA FILHO, E. H. Estudo da produção enzimática de biodiesel utilizando óleo residual e etanol. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.
  • [4] GORREN, R.C.R. Biocombustiveis – Aspectos sociais e econômicos: comparação entre Brasil. Estados Unidos e Alemanha, 2009, 132p. Dissertação de mestrado – Programa de Pós Graduação em Energia, Universidade de São Paulo.
  • [5] BORTOLUZZI, O. R. S.; A poluição dos subsolos e águas pelos resíduos de óleo de cozinha. Universidade de Brasília/UEG, Brasília, 2011.
  • [6] ZHANG, Y.; DUBÉ, M. A.; MCLEAN, D. D.; KATES, M. Biodiesel production from waste cooking oil: 2. Economic assessment and sensitivity analysis. Bioresource technology. v. 90, 229-240, 2003.
Como citar:

SILVA, M.; SACARDO, M.; COSTA, A. E.; ANDREAZZA, J. K.; "DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS, COM E SEM FILTRAÇÃO, EM DIFERENTES TEMPERATURAS", p. 357-362 . In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.3]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2015-195-32767-264130

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações