Artigo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN LÚDICO: CARRINHO PARA AUXILIAR O TRATAMENTO ONCOLÓGICO INFANTIL.

Gonçalves, Ana Elise da Silva; Romano, Fabiane Vieira; Battistel, Amara Lúcia Holanda Tavares;

Artigo:

O presente trabalho, apoiado na necessidade da atuação do designer no âmbito social, apresenta um estudo de caso realizado no Ambulatório de Quimioterapia do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), reunindo informações acerca do câncer, do tratamento quimioterápico e, principalmente, da carência de meios de entretenimento das crianças, enquanto são submetidas a esse tratamento. Com a proposta do desenvolvimento de um produto que, através da atividade lúdica, possa atenuar o sofrimento causado pelo tratamento oncológico infantil, foram realizadas observações in loco e entrevistas com a equipe médica, bem como, a investigação por parte das graduandas do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sobre as necessidades e desejos manifestados pelas próprias crianças. Acompanhando o roteiro metodológico, surgiram requerimentos de projeto que direcionaram a geração de alternativas para possíveis produtos, resultando na criação de um carrinho no qual o público alvo, além de ter a possibilidade de passear pelo hospital, possa praticar atividades, como desenho, pintura, jogos.

Artigo:

This work, supported by the need for designer''s action in the social sphere, presents a case study conducted at the Ambulatório de Quimioterapia do Hospital Universitário of Santa Maria (HUSM), gathering information about the cancer, chemotherapy, and especially the lack of means of entertainment for children while they are subjected to this treatment. With the proposed development of a product that, through playful activity, can alleviate the suffering caused by childhood cancer treatment, on-site observations and interviews with medical staff were held, as well as the investigation by the graduation students of Occupational Therapy at the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) about the needs and wishes expressed by the children themselves. Following the methodological guide emerged-design requirements that guided the generation of alternatives for possible products, resulting in the creation of a cart in which the target audience, besides having the opportunity to tour the hospital, can practice activities such as drawing, painting, games.

Palavras-chave: design lúdico, social, carrinho infantil, oncologia infantil., playful design, social, infant cart, children’s oncology.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00868

Referências bibliográficas
  • [1] BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1998.
  • [2] BONSIEPE, Gui; et al. Metodologia experimental: desenho industrial/coordenação Gui Bonsiepe. Brasília: CNPq/Coordenação Editorial, 1984.
  • [3] BROD JUNIOR, Marcos; ROMANO, Fabiane Vieira. Metodologia Específica para Educação Projetual e Ensino de Desenho Industrial. Notas de aula da disciplina Teoria e Metodologia do Desenho Industrial, Curso de Desenho Industrial, UFSM, 201
  • [4] GOMES, Isabelle P.; COLLET, Neusa; REIS, Paula E. D. Ambulatório de Quimioterapia: A experiência no Aquário Carioca. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2011. Jul-Set; 20(3): 585-91;
  • [5] GOMES, Luiz Antonio Vidal de Negreiros; MEDEIROS, Ligia Sampaio de. Ideias, ideais e ideações: para design/desenho industrial. Porto Alegre: Uniritter, 2010.
  • [6] INADEC. Brinquedos: uma cartilha em defesa do consumidor. 2013. Disponível em: Andlt;http://www.inadec.org.br/cartilhas/brin.pdfAndgt;. Acesso em 09 set. 2013.
  • [7] INCA. Particularidades do Câncer Infantil. 2013. Disponível em: Andlt;http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=343Andgt;. Acesso em: 22 jun. 2013.
  • [8] INMETRO. Brinquedos. Disponível em: Andlt;http://www.inmetro.gov.br/imprensa/releases/brinquedos.aspAndgt;. Acesso em: 09 set. 2013.
  • [9] INSTITUTO DESIDERATA. Como atuamos. 2013. Disponível em: Andlt;http://www.desiderata.org.br/OncComoAtuamosAndgt;. Acesso em: 5 jun. 2013.
  • [10] LESKO, Jim. Design industrial: guia de materiais e fabricação. 2. Ed. São Paulo: Blucher, 2012.
  • [11] LÖBACH, Bernd. Design Industrial: Bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
  • [12] MELLO, Cátia Olivier; et al. Brincar no hospital: assunto para discutir e praticar. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, Jan-Abr 1999, Vol. 15 n. 1, pp. 065-074.
  • [13] MENEZES, Cris. Design Andamp; Emoção. Revista abcDesign, Curitiba, n. 24, p. 28-29, jun. 2008.
  • [14] NORMAN, Donald. Design Emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rocco, 2008.
  • [15] PAZMINO, Ana V. Uma reflexão sobre Design Social, Eco Design e Design Sustentável. I Simpósio Brasileiro de Design Sustentável. Curitiba, 4-6 set. 2007.
  • [16] REVISTA CRESCER. Super-heróis são aliados de hospital paulista para tratar crianças com câncer. Disponível em: Andlt;http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2013/05/super-herois-sao- aliados-de-hospital-paulista-para-tratar-criancas-com-cancer.htmlAndgt;. Acesso em: 7 maio 2013.
Como citar:

Gonçalves, Ana Elise da Silva; Romano, Fabiane Vieira; Battistel, Amara Lúcia Holanda Tavares; "DESIGN LÚDICO: CARRINHO PARA AUXILIAR O TRATAMENTO ONCOLÓGICO INFANTIL.", p. 3564-3575 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00868

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações