Artigo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN E ENSINO : análise das imagens do caderno cultura e trabalho da educação de jovens e adultos

Neto, Mariano Lopes de Andrade; Pizarro, Carolina Vaitiekunas; Landim, Paula da Cruz; Domiciano, Cássia Leticia Carrara;

Artigo:

A presença de imagens no cotidiano do Homem remonta aos primeiros registros de comunicação com as pinturas rupestres e com o passar do tempo para além dessa finalidade o emprego de imagens tornou- se um instrumento de representação, divulgação e instrução. Seja na complementação de textos verbais ou mesmo no formato de um texto visual em si, para que se possa extrair o máximo de possibilidades de leitura de uma imagem torna-se essencial o seu adequado planejamento. Tal postura deve ser adotada quaisquer que sejam os objetivos finais de seu uso, especialmente se a formulação da mesma tiver como foco o ensino e aprendizagem. Dentro da área de ensino a modalidade Educação de Jovens e Adultos merece atenção, dado o número reduzido de materiais didáticos planejados para atender esse público. A partir do contato com os materiais didáticos oficiais produzidos pelo Governo Federal e voltados à EJA, o presente artigo tem como objetivo analisar sob a perspectiva do design, a seleção de imagens empregadas no projeto gráfico desse material tomando como objeto de análise um dos treze cadernos editados e distribuídos para uso em sala de aula pelos alunos. A pesquisa configura um estudo de caso de abordagem qualitativa e a análise das imagens foi realizada com base em quatro etapas do método de Barros (2009) considerando os níveis de expressão propostos por Dondis (2007) como base para avaliação da relação entre informações verbais e não verbais presentes no conteúdo pesquisado, avaliando por fim a integração do conteúdo verbal e visual no mesmo. Pretende-se que os resultados da pesquisa promovam a ampliação das discussões acerca de projetos gráficos voltados à educação de jovens e adultos, aprimorando a elaboração de novos projetos por parte dos designers.

Artigo:

Palavras-chave: Design, ilustração, material didático, EJA.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00704

Referências bibliográficas
  • [1] AMARAL, T. T. B.; FISCHER, A. Abordagem da imagem em um livro didático voltado para a alfabetização: perspectivas de letramento visual. In: BAKHTINIANA – Revista de Estudos do Discurso, v.8, n.2. São Paulo, jul./dez. 2013. P.5-23.
  • [2] ANDRADE NETO, M. L.; HARADA, T.; DOMINGUES, L. F. V.; LANDIM, P. C. O design de livro didático no Brasil: um estudo infométrico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 10. 2012, São Luís. Anais... Rio de Janeiro: ANPeD/AEnD-Br, 201
  • [3] BARROS, C. G. P. Capacidades de leitura de textos multimodais. In: POLIFONIA, v. 16, n. 19. Cuiabá, 2009. P.161-186.
  • [4] BARROS, C. G. P.; COSTA, E. P. M. Os gêneros multimodais em livros didáticos: formação para o letramento visual? In: BAKHTINIANA – Revista de Estudos do Discurso, v.7, n.2. São Paulo, jul/dez 2012. P.38-56.
  • [5] BRASIL, Casa Civil. Lei nº 9.394 de 20 de dez de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 20 dez. 1996. Disponível em: Andlt;http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htmAndgt;. Acesso em: 15 jun. 2013.
  • [6] BELMIRO, C. A. A imagem e suas formas de visualidade nos livros didáticos de Português. EDUCAÇÃO Andamp; SOCIEDADE, v.21, n.72. Campinas, ago. 2000. P.11-31.
  • [7] COUTINHO, S. G.; LOPES, M. T.; CADENA, R. A. Ensina Design: mapeamento do uso da linguagem gráfica no ensino fundamental brasileiro. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO, 5. 2011, Florianópolis. Anais... Bauru: SBDI, 2011.
  • [8] DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • [9] FARBIARZ, J. L.; FARBIARZ, A.; COELHO, L. A. (Orgs.). Os Lugares do Design na Leitura. Teresópolis: Novas Idéias, 2008.
  • [10] FREIRE, V. E. C. A eficácia de imagens em livros didáticos infantis de língua portuguesa: parâmetros e recomendações para seu uso. 2008. 105 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Curso de Pós-graduação em Design.
  • [11] MARSHALL, L.; MEACHEM, L. Como usar imagens. São Paulo: Rosari, 2010.
  • [12] MEC – Ministério da Educação. Cultura e Trabalho. Coleção Cadernos de EJA. São Paulo: Unitrabalho/SECAD, 2007. Disponível em: Andlt;http://portal.mec.gov.br/secad/ arquivos/pdf/01_cd_al.pdfAndgt;. Acesso em 20 jan. 2014.
  • [13] MELLO, P. E. D. Material didático para educação de jovens e adultos: história, formas e conteúdos. 2010. 254 f. Tese (doutorado) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Curso de Pós-graduação em Educação.
  • [14] MORAES, D. D. C. D. Visualidade do livro didático no Brasil: o design de capas e sua renovação de 1970 e 1980. 2010. 182 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Curso de Pós-graduação em Educação.
  • [15] PIZARRO, M. V. Histórias em quadrinhos e o ensino de Ciências nas séries iniciais: estabelecendo relações para o ensino de conteúdos curriculares procedimentais, 2009, 188f. Dissertação (Mestre) – Faculdade de Ciências da UNESP, Curso de Pós- graduação em Educação para a Ciência.
  • [16] SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
  • [17] TEIXEIRA, N. S.; BRITO, L. C. C. A Linguagem Visual do Livro Didático. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 9. 2010, São Paulo. Anais... Rio de Janeiro: ANPeD/AEnD-Br, 2010.
Como citar:

Neto, Mariano Lopes de Andrade; Pizarro, Carolina Vaitiekunas; Landim, Paula da Cruz; Domiciano, Cássia Leticia Carrara; "DESIGN E ENSINO : análise das imagens do caderno cultura e trabalho da educação de jovens e adultos", p. 1504-1515 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00704

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações