Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design e educação: estudo e formulação de métodos didáticos para alunos do ensino regular a partir do método de projeto do design

Design and education: analysis and development of educational methods for students at primary schools applying the design projects methods

Farias, Luana Sousa; Fleury, André Leme;

Artigo Completo:

O contexto atual promete para nossos estudantes um mundo onde diversidade, flexibilidade, informação e interatividade se amplificam ainda mais. O modelo vigente de educação se mostra ultrapassado e novas propostas emergem de diferentes áreas objetivando uma mudança que possa ser implantada na educação. Uma das correntes destas propostas aponta justamente para as possíveis contribuições do design como forma de pensamento e de didática, que possa ser internalizada e aplicada por qualquer indivíduo para enfrentar problemas do dia-a-dia.O presente artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de Iniciação Científica com foco em um estudo de caso no qual foram aplicados os conceitos do design thinking nas aulas de uma classe da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Munck. A importância desta escolha reside no objetivo da pesquisa: estudar a aplicação de raciocínios de design em problemas cotidianos no âmbito de uma escola de ensino fundamental. Assim justifica-se a necessidade da experiência no cenário escolar, para além da análise e levantamento de dados, caracterizando um aprendizado efetivo para as diferentes partes envolvidas

Artigo Completo:

The world moves towards a context where diversity, flexibility, information and interactivity will be increasingly important for our students. However, existing educational models are overcome and new proposals are emerging aiming to change education. In this context design can contribute as a way of thinking and educating and can be internalized and applied to solve routine problems.The present paper presents the partial results from a undergraduate research focused in a case study, in which the concepts of design thinking were applied in the classes of Vila Munck Municipal Elementary School (EMEF Vila Munck). The importance of this choice lies on the research’s objective: studying the application of design’s reasoning in the everyday’s problems of an elementary school. So, the necessity of an experience in the school scenario is explained, so we could go beyond the analysis and searching, characterizing a learning for all of the parts involved

Palavras-chave: Educação, design thinking, experiência didática, Education, design thinking, teaching experience.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_32

Referências bibliográficas
  • [1] BROWN, T. Design Thinking. Harvard Business Review, 06/2008
  • [2] CROSS, N. Designerly ways of knowing. Design Studies, v.3 n.4 1982
  • [3] DESIGN FOR CHANGE BRASIL. Disponível em Andlt;http://www.dfcbrasil.com.brAndgt;.
  • [4] IDEO. Design Thinking for Educators. 2012.
  • [5] IDEO. Human Centered Design. 2011.
  • [6] UNESCO. Educação, um tesouro a descobrir. In Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo, 1998.
  • [7] VIANNA Et al. Design Thinking. 2012.
Como citar:

Farias, Luana Sousa; Fleury, André Leme; "Design e educação: estudo e formulação de métodos didáticos para alunos do ensino regular a partir do método de projeto do design", p. 1515-1522 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_32

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações