Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design de Interfaces Aplicado à Educação Inclusiva

Design Interfaces Applied to Inclusive Education.

Santana, Emylle Lima ; Lopes, Matheus da Silva ; Maia, Ivana Márcia Oliveira ;

Artigo Completo:

O projeto contempla uma ação voltada para a educação inclusiva, gerando uma ferramenta para viabilizar a compreensão da linguagem técnica por estudantes de Design com deficiência auditiva, com a intenção de permitir a esses estudantes o completo acesso ao universo dos projetos na área de design, pois, embora alfabetizados e acompanhados por um intérprete, fatores como limitação de repertório e inexistência de termos análogos na linguagem de sinais impedem a efetiva compreensão dos significados de alguns termos. O trabalho em sala de aula com alunos apresentando essa necessidade específica, alertou para o problema e para a necessidade do projeto. A proposta também envolve a aplicação de conceitos de usabilidade e design de interfaces no desenvolvimento de um projeto de animação, criando uma apresentação baseada em fundamentos de design. Dessa forma, o objetivo do projeto é desenvolver uma animação gráfica para apresentar os principais termos técnicos aplicados ao design sob forma de animação, com metodologia de projeto baseada em princípios de usabilidade de interfaces, design universal e design emocional. Essa iniciativa vem contribuir com as ações inclusivas no âmbito da educação de pessoas portadoras de deficiência auditiva, criando uma ferramenta eficiente no sentido de traduzir o glossário técnico da área de design, de uma forma eficaz e interessante

Artigo Completo:

The project includes a forward-looking action for inclusive education, creating a tool to facilitate the understanding of technical language by students of Design of hearing, with the intention of allowing these students full access to the universe of projects in the design area because although literate and accompanied by an interpreter, factors such repertoire of limitation and lack of similar terms in sign language impede effective understanding of the meanings of some terms. The work in the classroom with students presenting that specific need, warned of the problem and the need for the project. The proposal contemplates the application of concepts of usability and interface design in the development of an animation project, creating a performance-based design fundamentals. Thus, the objective of the project is to develop a graphical animation to present the main technical terms applied to the design in the form of animation, with design methodology based on principles of usability of interfaces, universal design and emotional design. This initiative will contribute to the inclusive actions under the people with hearing impairment education, creating an efficient tool to translate the technical glossary of design area, an effective and interesting way.

Palavras-chave: Educação inclusiva, ergonomia, design gráfico, deficiência auditiva, Inclusive education, ergonomics, graphic design, hearing impairment,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_58

Referências bibliográficas
  • [1] SANTA ROSA, J.G. Avaliação e projeto no design de interfaces/ José Guilherme Santa Rosa, Ana Maria de Moraes- ed.- Teresópolis, RJ : 2AB, 2008.
  • [2] BASTIEN, C. e SCAPIN, D. Ergonomic Criteria For The Evaluation Of Human Computer Interfaces. INRIA, 1993.
  • [3] NIELSEN, Jacob. Designing Web Usability: The Practice of Simplicity. Peachpit Press 1. Edição, 1999.
Como citar:

Santana, Emylle Lima; Lopes, Matheus da Silva; Maia, Ivana Márcia Oliveira; "Design de Interfaces Aplicado à Educação Inclusiva", p. 1539-1542 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_58

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações