Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESIDRATADAÇÃO DE CEBOLA UTILIZANDO UM SECADOR SOLAR CONVECTIVO DO TIPO BANDEJA

MIRANDA, STHELA APARECIDA ; SILVA, RAFAELA NADIELE ; SANTOS, KÁSSIA GRACIELE DOS ; ALMEIDA, NATÁLIA PAZIN ;

Artigo Completo:

A insuficiência de energia nos dias atuais compromete a segurança alimentar, já que tem implicações diretas na preparação e conservação dos alimentos. A energia solar vem destacando por representar uma das fontes não poluente e inesgotável da Terra. Nesse sentido o trabalho propõe o aperfeiçoamento de um equipamento de secagem solar, construído por estudantes de Engenharia Química da UFTM, para a secagem de cebola. Foram realizados testes laboratoriais em infravermelho e estufa a fim de determinar as curvas de cinética de secagem da cebola, nas temperaturas de 60, 80, 100 e 110 °C. Realizou-se também a caracterização da partícula. Duas configurações do secados solar foram testadas e comparadas, realizando testes de secagem ao sol em duas condições, alta e baixa velocidade de rotação do cooler, sendo a temperatura monitorada a cada 30 minutos. Os resultados da configuração em que a bandeja encontra-se dentro do forno solar apresentou maior eficiência de secagem, principalmente na maior velocidade de rotação do cooler, que promove a convecção forçada.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/ENEMP2015-SE-560

Referências bibliográficas
  • [1] COELHO, K. D. Secagem de tomate (lycorpesiconesculentummill) em camada delgada: avaliação das características físico-químicas. 2010. 97p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos). – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010.
  • [2] GAVA, A. J., SILVA, C. A. B.; FRIAS, J. R. G. Tecnologia de alimentos: princípios e aplicações. São Paulo: Nobel, 2008, 512 p. IEHT: Instituto de Estudios del Hambre. Tecnologias. Sociais para a Segurança Alimentar, 2009.
  • [3] MARTINS, P. C; PINTO, L. A. A. Caracterização da Secagem de Cebola (Allium cepa L.) em Camada Delgada e da Reidratação do Produto Desidratado. Braz. J. Food Technol., v.6, p.143-151, 200
  • [4] MUNIZ, L. B. Caracterização química, física e de compostos funcionais em cebolas frescas e minimamente processadas. 2007. 160p. Dissertação (Mestrado em Nutrição Humana). – Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
  • [5] SOUZA, G. F. M.V. Secagem de sementes de soja em leito fixo: equilíbrio e cinética da sílica gel para controle de umidade, modelagem do processo e análise da qualidade das sementes. 2013. 157p. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
Como citar:

MIRANDA, STHELA APARECIDA; SILVA, RAFAELA NADIELE; SANTOS, KÁSSIA GRACIELE DOS; ALMEIDA, NATÁLIA PAZIN; "DESIDRATADAÇÃO DE CEBOLA UTILIZANDO UM SECADOR SOLAR CONVECTIVO DO TIPO BANDEJA", p. 1656-1665 . In: In Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados - ENEMP 2015 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/ENEMP2015-SE-560

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações