Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Desenvolvimento rápido de elementos gráficos para jogos digitais utilizando Pixel Art

Fast development of videogame assets using Pixel Art

Oppido, Vinicius; Nitsch, Wagner; Marlon, Felipe;

Poster:

Este artigo aborda as práticas projetuais envolvidas na produção de artefatos culturais tecnológicos conhecidos como Indie Games. Os videogames independentes são produzidos por indivíduos ou pequenos grupos interessados em se expressar com originalidade por um meio interativo que permite experimentações na linguagem gráfica e narrativa. As tecnologias digitais que permitiram a apropriação desse meio por designers e artistas digitais, provavelmente deixam sua marca e influenciam o processo. A arte em pixels, ou Pixel Art, é um estilo que resgata o visual das primeiras aplicações gráficas digitais, que devido à baixa resolução das telas, exigia criatividade e economia de recursos na representação. As práticas projetuais adotadas por produtores independentes são investigadas a partir de um experimento que percorre as etapas de produção de personagens para um jogo desenhado em Pixel Art. O trabalho apresenta um método de desenvolvimento rápido de elementos gráficos que pode ser aplicado em pequenos estúdios de games, possibilitando a produção com poucos recursos. Os resultados sugerem a viabilidade e o poder de alcance desse tipo de produção.

Poster:

This paper discusses the design practices involved in the production of technological cultural artifacts known as Indie Games. Independent video games are produced by individuals or small groups interested in expressing themselves with originality by an interactive medium that allows trials in the graphic and narrative language. Digital technologies that allowed the appropriation of the means by designers and digital artists are likely to leave their mark and influence the process. Pixel Art is a style that brings back the look of the first digital graphic applications, due to the low resolution of the screens, required creativity and economy of resources in the representation. The design practices by independent producers are investigated from an experiment that runs through the production of characters for a game drawn in Pixel Art. The paper presents a method for rapid development of graphics that can be applied to small game studios, enabling the production with few resources. The results suggest the feasibility and the reach of this kind of production.

Palavras-chave: prática, metodologia, design de jogos, pixel art, practice, methodology, game design, pixel art,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_177

Referências bibliográficas
  • [1] BYFORD, Sam. 2014. Pixel art games aren’t retro, they’re the future. In: The Verge. Andlt;http://www.theverge.com/2014/7/3/5865849/pixel-art-is-here-to-stayAndgt;, 20/04/2015.
  • [2] FIRJAN. 201 INDÚSTRIA CRIATIVA - Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil. Sistema FIRJAN, 201
  • [3] KOPF, Johannes; LISCHINSKI, Dani. 2011. Depixelizing Pixel Art. In: ACM Transactions on Graphics – SIGGRAPH 2011. Vol. 30, No. 4, pp. 99:1- 99:8.
  • [4] MANOVICH, Lev. 2009. The practice of everyday (media) life: from mass consumption to mass cultural production? In: Critical Enquiry, Vol. 35, No. 2 (Winter 2009), pp. 319–331.
  • [5] MINC. Plano da Secretaria da Economia Criativa: políticas, diretrizes e ações 2011-2014. Brasília, Ministério da Cultura, 2011.
  • [6] NEWMAN, Michael Z. 2009. Indie culture: in pursuit of the authentic autonomous alternative. In: Cinema Journal, Vol. 48, No. 3 (Spring 2009), pp. 16-34.
Como citar:

Oppido, Vinicius; Nitsch, Wagner; Marlon, Felipe; "Desenvolvimento rápido de elementos gráficos para jogos digitais utilizando Pixel Art", p. 1337-1342 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_177

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações