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Desejar conhecer, amar conhecendo: um excursus nos Dialoghi d’amore de Leão Hebreu

Alavina, Fran de Oliveira;

Artigo:

Elemento universal e unitivo na ordem ontológica, o amor alcança no pensamento de Leão Hebreu o posto de elemento metafísico primaz. Daí, a necessidade não apenas de elaborar uma filosofia sobre o amor, mas de estabelecer uma amorosa filosofia. Ora, a constituição de uma amorosa filosofia implica necessariamente uma consideração sobre o conhecer, não sem relação com o amor e o desejo. Já na abertura dos Dialoghi d’amore, identifica-se uma relação direta entre conhecer e amar. Fílon afirma que quanto mais conhece, mais ama e deseja. Por conseguinte, em princípio, é possível afirmar que conhecimento e amor se implicam mutuamente. Todavia, ainda que levado à exaustão, o conhecimento não encontra plenitude, pois não estabelece unicidade completa. Ainda que perfeito e completo, o intelecto atualizando ao máximo sua forma no ato contemplativo do ser sumamente perfeito não efetiva a unidade absoluta, posto que persiste a divisão entre cognoscente e cognoscível. Somente o amor, como elemento metafísico comum à constituição dos entes e possuindo a capacidade unitiva como sua essência, é capaz de realizar a unidade absoluta. Desse modo, no amor se apresenta um tipo de conhecimento unitivo perfeito. Portanto, pode-se afirmar que nos Dialoghi d’amore postula-se uma concepção do conhecimento como atividade intelectual não desprovida de primado afetivo: tal é a hipótese interpretativa sustentada.

Artigo:

Palavras-chave: Desejo, Conhecimento, Amor,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/phipro-sofia-014

Referências bibliográficas
Como citar:

Alavina, Fran de Oliveira; "Desejar conhecer, amar conhecendo: um excursus nos Dialoghi d’amore de Leão Hebreu", p. 109-116 . In: Anais da VIII Semana de Orientação Filosófica e Acadêmica [= Blucher Philosophy Proceedings, n.1, v.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2358-6567, DOI 10.5151/phipro-sofia-014

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