Setembro 2014 vol. 1 num. 2 - V Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Descrição de um Evaporador de Licor Preto de Fábrica de Celulose por Redes Neurais sem Entradas Atrasadas

Araujo, M. N. ; Pinheiro, O. S. ; Costa, A. O. S. ; Costa Jr, E. F. ;

Artigo Completo :

O sistema de evaporadores de múltiplo efeito de fábrica de obtenção de celulose Kraft é de suma importância, pois é neste sistema que o licor preto, proveniente do cozimento da madeira, é concentrado para sua posterior queima na caldeira de recuperação. O objetivo deste trabalho é a modelagem desse sistema por meio de redes neurais. As redes neurais são sistemas paralelos de unidades de processamento simples (nodos). Os dados necessários para modelagem foram coletados do banco de dados da empresa CENIBRA e previamente tratados. Os modelos testados utilizaram somente os valores das variáveis independentes (entradas do modelo) coletados no mesmo instante de medição da variável a ser predita.

Artigo Completo :

Palavras-chave: modelagem empírica, redes neurais, evaporadores de múltiplo efeito,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/phypro-ecfa-026

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA, A. M. Modelagem, Simulação e Controle de um Sistema de Evaporação Múltiplo Efeito de Licor Negro. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) Faculdade de Telêmaco Borba, Paraná, 2009.
  • [2] BRAGA, A. P.; LUDEMIR, T. B.; CARVALHO, FERREIRA, A. C. P. L. Redes neurais e artificiais: Teoria e aplicações, Editora LTC. 2000. 1 – 29.
  • [3] COSTA, A. O. S. Alternativas para o controle de um sistema de evaporadores de múltiplo efeito. Tese (Mestrado em ciências em engenharia Química), Programa de pós-graduação de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.
Como citar:

Araujo, M. N.; Pinheiro, O. S.; Costa, A. O. S.; Costa Jr, E. F.; "Descrição de um Evaporador de Licor Preto de Fábrica de Celulose por Redes Neurais sem Entradas Atrasadas", p. 57-58 . In: Anais do V Encontro Científico de Física Aplicada [= Blucher Physics Proceedings, n.1, v.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-ecfa-026

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações