Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

CORRELAÇÃO DE DADOS DE ANÁLISE DE EMISSÃO VEICULAR ENTRE ANALISADOR FT-IR E MÉTODO TRADICIONAL PARA MEDIÇÃO DE ANALISE MODAL

Torres, Danilo Antônio; Redígolo, Marcelo Miyada; Flores, Anderson;

Artigo Completo:

A análise dos gases de emissão é uma etapa essencial para o desenvolvimento de motores, tanto LDV (light duty vehicles), como HDV (heavy duty vehicles). O método tradicional de análise de emissões veiculares é custoso e limitado com relação à determinação de gases como CH4, EtOH, aldeídos, entre outros. Nesse trabalho, foram correlacionados resultados obtidos com o analisador de gases de infravermelho por transformada de Fourier (FT-IR, Fourier Transform Infrared Spectrometry) e o método tradicional de análise modal. Foram determinados os gases CO, CO2, NOX, EtOH, CH4 e aldeídos. Com base nos resultados obtidos, é possível afirmar que os dois métodos de análise apresentam desempenho semelhante. Sendo assim, é possível utilizar o FTIR para pesquisas durante o desenvolvimento, gerando redução de custo (manutenção reduzida e baixos tempos de parada) durante este trabalho, uma vez que o FT-IR não utiliza gases padrão para calibração, entre outros insumos necessários à análise modal.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-simea-PAP104

Referências bibliográficas
Como citar:

Torres, Danilo Antônio; Redígolo, Marcelo Miyada; Flores, Anderson; "CORRELAÇÃO DE DADOS DE ANÁLISE DE EMISSÃO VEICULAR ENTRE ANALISADOR FT-IR E MÉTODO TRADICIONAL PARA MEDIÇÃO DE ANALISE MODAL", p. 762-771 . In: In Anais do XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva — SIMEA 2013. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea-PAP104

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações