Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

COOPERAÇÃO E INOVAÇÃO PARA CRIAÇÃO DE INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA: A PARTICIPAÇÃO DAS EMPRESAS DO POLO AUTOMOTIVO SUL FLUMINENSE NO PROGRAMA INOVAR-AUTO

Pascoal, Erik Telles; Delamaro, Maurício César; Rocha, Henrique Martins; Ferreira Filho, Valter Silva;

Artigo Completo:

O novo regime automotivo brasileiro objetiva dar início a um novo patamar na evolução da infraestrutura tecnológica no país. Com o programa Inovar-Auto se pretende elevar o nível tecnológico associado aos produtos e processos da indústria automotiva nacional por meio de incentivos à PAndamp;D, visando o desenvolvimento e produção de veículos mais modernos, seguros e eficientes. Entretanto, se o programa define as diretrizes para melhorar a competitividade da indústria automotiva, caberão às empresas buscarem novas formas de cooperação com seus fornecedores, parceiros e instituições de ciência e tecnologia para atingirem os objetivos do programa. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa com executivos dos principais fornecedores de autopeças instalados no polo automotivo da região sul fluminense com o objetivo de evidenciar um panorama atual das atividades de PAndamp;D executadas nestas empresas, a partir dos requisitos do Inovar-Auto. O resultado da pesquisa demonstra que a maior parte das atividades de PAndamp;D realizadas nestes fornecedores não possui nenhuma parceria com as montadoras e, que as regras do Inovar- Auto não foram devidamente explicadas. Desta forma, recomenda-se que futuras políticas industriais busquem alternativas para uma melhor disseminação de suas diretrizes aos seus beneficiários.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-simea2014-79

Referências bibliográficas
Como citar:

Pascoal, Erik Telles; Delamaro, Maurício César; Rocha, Henrique Martins; Ferreira Filho, Valter Silva; "COOPERAÇÃO E INOVAÇÃO PARA CRIAÇÃO DE INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA: A PARTICIPAÇÃO DAS EMPRESAS DO POLO AUTOMOTIVO SUL FLUMINENSE NO PROGRAMA INOVAR-AUTO", p. 592-607 . In: In Anais do XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2014-79

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações