Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

CONTRIBUIÇÃO ERGONÔMICA PARA UM TRANSPORTE PÚBLICO HUMANIZADO: UM ESTUDO NOS TERMINAIS DO GRANDE RECIFE

ERGONOMIC CONTRIBUTION TO A HUMANIZED PUBLIC TRANSPORTATION SYSTEM: A STUDY IN RECIFE''S BUS TERMINALS

SEABRA, Sadi Filho Autor ; MARTINS, Laura Bezerra ;

Artigo:

O Sistema Estrutural Integrado (SEI) é uma rede responsável pelo transporte urbano público da cidade do Recife-PE e região metropolitana. Composto por linhas de ônibus e metrô interligadas por terminais de integração, que foram concebidos para facilitar a vida dos passageiros e otimizar o transporte. A pesquisa determinou diretrizes relacionados à ergonomia do ambiente construído desse espaços, visando melhores condições de conforto, usabilidade, acessibilidade e segurança aos usuários. A avaliação dos ambientes construídos aliadas a percepção dos usuários foram capazes de identificar e mapear os problemas ergonômicos e de acessibilidade que são causadores de desagradáveis situações para a população.

Artigo:

The Integrated Structural System (SEI) is the network of the urban public transport in the city of Recife and the metropolitan area. It consists on buses and subway lines interconnected by integration terminals specially created to make life easier for passengers. This research had aimed to establish guidelines to improve the ergonomics of the environment built (the Integrated Terminals) to improve the conditions of comfort, usability, accessibility and safety of their users. The analysis of the these environments combined with the perception of the users were able to identify and show in detail the ergonomic and accessibility problems, raising critical points that are repeated in the terminals and are causing unpleasant situations for the people.

Palavras-chave: Ergonomia do Ambiente Construído, Terminais Integrados, Acessibilidade, Transporte Público., Built Environment Ergonomics,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/15ergodesign-49-E129

Referências bibliográficas
  • [1] Bolfarine, H. e Bussab, W. O. Elementos de amostragem. Edgard Blücher, 2005.
  • [2] CADAVAL, Maurício. Manifestações Sociais e Transporte Público. Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos. In: Anuário NTU: 2013 - 2014 / Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos. - Brasilia: NTU, 2014.
  • [3] FURTADO, Marcelo. 201 Por um transporte público acessível. Disponível em Andlt;http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Pelo-direito-a-manifestacao-nao-violenta/Andgt;. Acessado em 19 de outubro de 201
  • [4] IIDA, Itiro. Ergonomia: Projeto e Produção. 2ª Ed. rev e ampl. São Paulo:Blucher, 2005.
  • [5] MARTINS, L. M. et al. Análise ergonômica comparativa de cozinhas residenciais com arranjos físicos diferenciados. In: Anais do ERGODESIGN 2006: Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia. 6, Bauru, São Paulo. 2006.
  • [6] MDT, Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos; O Que é Mobilidade Urbana?; Mobilidade Urbana e Inclusão Social, Brasília, 2009.
  • [7] VILLAROUCO, Vilma. An ergonomic look at the work environment. In: Anais do 17th World Congress on Ergonomics, Beijing, China. 2009.
Como citar:

SEABRA, Sadi Filho Autor; MARTINS, Laura Bezerra; "CONTRIBUIÇÃO ERGONÔMICA PARA UM TRANSPORTE PÚBLICO HUMANIZADO: UM ESTUDO NOS TERMINAIS DO GRANDE RECIFE", p. 272-283 . In: Anais do 15º Ergodesign & Usihc [=Blucher Design Proceedings, vol. 2, num. 1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/15ergodesign-49-E129

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações