Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Contextualizando a Química: O Uso de Plantas Regionais na Contextualização de Conceitos Químicos

Contextualizing Chemistry: The Use of Regional Plants in the Context of Chemical Concepts

COSTA, Ana Paula da; SANTOS, José Carlos Oliveira;

Completo:

É cada vez mais evidente a necessidade de se trabalhar com temas que tenham ligação entre o cotidiano do aluno e os conteúdos vistos em sala. Dessa maneira, utilizam-se ferramentas capazes de chamar a atenção do aluno, por estar abordando temas que o cercam, formando cidadãos mais críticos e capazes de tomar decisões e participarem ativamente da sociedade em que vivem. Este trabalho tem como objetivo o uso de plantas regionais na contextualização de conceitos químicos. As atividades foram divididas em quatro momentos, uma aula apresentando o tema e ressaltando as características gerais da árvore do juazeiro, uma aula falando sobre as propriedades físico-químicas e biológicas do juazeiro, uma aula relacionando alguns conceitos químicos que estavam ligados a escovação dos dentes com as raspas da casca do juazeiro e uma aula prática com a produção de um creme dental natural e a experimentação pelos alunos. Ao final foram escolhidos dois alunos que participaram de todo o desenvolvimento do projeto para apresentação de um trabalho na feira de ciências da escola, contribuindo para a formação dos alunos de forma positiva.

Completo:

It is increasingly the need to work more evident with themes that have connection between the daily life of the student and the contents seen in class. In this way, they use tools that can draw the attention of the student, to be addressing issues that surround it, forming more critical citizens able to make decisions and actively participate in the society in which they live. This work aims at the use of regional plants in the context of chemical concepts. The activities were divided into four stages, a lecture presenting the subject and emphasizing the general characteristics of the jujube tree, a class talking about the physical and chemical properties and biological juazeiro, a lesson by relating some chemical concepts that were linked to tooth brushing with jujube bark chips and a practical class with the production of a natural toothpaste and experimentation by students. At the end we chose two students who participated in the entire development of the project for submitting a job fair in school science, contributing to the training of students in a positive way.

Palavras-chave: Contextualização; ensino-aprendizagem; juazeiro; ensino de química,

Palavras-chave: Contextualization; teaching and learning; juazeiro; chemistry teaching,

DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq15

Referências bibliográficas
  • [1] ABREU, D. G.; IAMAMOTO, Y. Relato de uma Experiência Pedagógica no Ensino de Química: Formação Profissional com Responsabilidade Ambiental. Química Nova, v. 26, n. 4, 2003.
  • [2] GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, 2009.
  • [3] MARQUES, C. A.; GONÇALVES, F. P.; ZAMPIRON, E. Visões de meio ambiente e suas implicações pedagógicas no ensino de química na escola média. Química Nova, v. 30, n. 8, 2007.
  • [4] WHARTA, E. J.; SILVA, E. L.; BEJARANO, N. R. B. C. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 35, n. 2, 2013.
Como citar:

COSTA, Ana Paula da; SANTOS, José Carlos Oliveira; "Contextualizando a Química: O Uso de Plantas Regionais na Contextualização de Conceitos Químicos", p. 79-84 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-4043, DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq15

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações