Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

CONHECIMENTO E APLICAÇÃO DO TQM EM ÁREAS DE SUPORTE: O CASO DO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA EM UMA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

Santos, Christiane Bischof dos; Martins, Camilo Henrique Nogueira;

Artigo Completo:

O TQM tornou-se uma estratégia importante a partir dos anos 90. Seu foco principal está nas mãos e mentes daqueles que empregam suas técnicas e ferramentas. Também implica que a qualidade deve existir em todos os departamentos e entre todos os níveis hierárquicos. Desde então, muitos estudos foram desenvolvidos para discutir este conceito, no entanto em sua maioria concentram-se em fatores de sucesso e a perspectiva de manufatura ao implementar o TQM. Em geral, não tratam de eventuais discrepâncias que podem potencialmente ocorrer entre departamentos da mesma companhia causados principalmente por diferenças culturais intra-organizacionais. Neste artigo, propõe-se uma avaliação de percepção da qualidade com o objetivo de investigar lacunas em relação ao conceito dos seus métodos, ferramentas, diretrizes e controles. Um questionário foi aplicado a toda a população do departamento de logística (142 colaboradores) em uma indústria automotiva. Por meio de uma análise estatística descritiva aprofundada, obtiveram-se informações importantes que levaram a uma proposta para desenvolvimento de competências customizado para a área de suporte.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-simea-PAP39

Referências bibliográficas
Como citar:

Santos, Christiane Bischof dos; Martins, Camilo Henrique Nogueira; "CONHECIMENTO E APLICAÇÃO DO TQM EM ÁREAS DE SUPORTE: O CASO DO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA EM UMA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA", p. 246-259 . In: In Anais do XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva — SIMEA 2013. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea-PAP39

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações