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CONFIABILIDADE E TRIBOLOGIA AUTOMOTIVA – UMA REVISÃO -

B.Garcia, Marcos; Mussato, Carlos;

Artigo Completo:

A escassez de petróleo e a busca por novas fontes de energia são hoje preocupações globais, principalmente no que tange a crescente demanda e as suas conseqüências para o aumento do consumo serão no futuro próximo os grandes desafios. O trabalho apresenta algumas considerações básicas dos aspectos da tribologia do sistema powertrain típico, que inclui o motor, transmissão e os pneus, a partir de dados que determinam o destino da energia oriunda da queima do combustível. Estima-se que nos veículos de passeio aproximadamente 12% da energia avaliada encontram-se no contato dos pneus com o pavimento, enquanto que o motor e a transmissão contribuem com aproximadamente 60% e 5% respectivamente, das perdas mecânicas dissipada principalmente pelo atrito. Grandes desafios de PAndamp;D visam veículos mais compactos, utilizando novos lubrificantes e tecnologias de combustíveis associado ao aumento de potencia, da performance e conseqüentemente da redução nos níveis de emissões dos poluentes. No entanto, busca-se a integração dos conceitos de engenharia juntamente com a ciência de superfícies, de modo que haja uma unificação dos sistemas automotivos, que somados aos avanços da modelagem, condição monitoramento e diagnósticos apresente resultados que indicam uma necessidade crescente de melhoria dos métodos para determinação da confiabilidade e estimativa do tempo de vida dos veículos, que aliados ao conhecimento da tribologia venha contribuir para a redução de perdas de energia, bem como atender as perspectivas globais no que tange regulamentação ambiental.

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DOI: 10.5151/engpro-simea-PAP87

Referências bibliográficas
Como citar:

B.Garcia, Marcos; Mussato, Carlos; "CONFIABILIDADE E TRIBOLOGIA AUTOMOTIVA – UMA REVISÃO -", p. 615-626 . In: In Anais do XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva — SIMEA 2013. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea-PAP87

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