Artigo - Open Access.

Idioma principal

CONCEITOS DE GESTÃO DE MARCA: COMPARATIVOS ENTRE AS VISÕES APRESENTADAS POR LINDSTROM, MESHER E WHEELER

Blum, Arina ; Pereira, Taís Vieira ; Bischoff, Vanessa Neto ;

Artigo:

Marca, ou brand, abarca fatores de propriedade somados à responsabilidade e aos atos de cuidado que recaem sobre ela. O termo brand deu origem ao chamado “branding” por justamente fazer menção à carga de direitos e deveres atribuídos a um dono. Por meio de uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica nas áreas do design e do marketing, mais especificamente acerca do branding como gestão de marca, este artigo apresenta as visões de Lindstrom, Mesher e Wheeler sobre o tema, considerando a hipótese de que os três autores apresentam conceitos que se convergem, embora os seus escritos tenham focos diferentes. O objetivo do estudo aqui relatado é, a partir da relação entre as ideias afins dos três autores, extrair conceitos que constituam ideais no campo do branding. Os resultados indicam seis apontamentos que fazem a interação entre os autores analisados.

Artigo:

Brand includes property factors and acts of care together that define it. The term “brand” originated the called "branding" by just to mention the burden of rights and duties assigned to its owner. Through a literature review of qualitative research in the areas of design and marketing, more specifically about branding and brand management, this article presents the views of Lindstrom, Mesher and Wheeler on the subject, considering the hypothesis that the three authors introduce concepts that converge, eventhough their writings have different focus. The objective of the study reported here is based on the relationship between the three like‐ minded authors, extract concepts which are ideal in the field of branding. The results indicate six notes that make the interaction between the authors analyzed.

Palavras-chave: design, marketing, identidade, marca, gestão de marca., design, marketing, identity, brand, branding.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-01106

Referências bibliográficas
  • [1] CAMEIRA, Sandra Ribeiro. O branding e a metodologia de sistemas de identidade visual. 2013. 428 f. Dissertação (Mestrado) ‐ Curso de Design e Arquitetura, Departamento de Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: Andlt;http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde‐28012014‐ 100230/en.phpAndgt;. Acesso em: 01 maio 2014.
  • [2] CELASCHI, Flaviano e DESERTI, Alessandro. Design e Innovazione: Strumenti e pratiche per la ricerca applicata. Roma: Carocci. 2007.
  • [3] LINDSTROM, Martin. Brandsense: a marca multissensorial. Porto Alegre: Bookman, 2007.
  • [4] MESHER, Lynne. Diseño de espacios comerciales. Barcelona GG, 2011.
  • [5] MORAES, Dijon de. Metaprojeto como modelo projetual. Strategic Design Research Journal. Porto Alegre, p. 62‐68. ago. 2010. Disponível em: Andlt;http://revistas.unisinos.br/index.php/sdrj/article/view/4788Andgt;. Acesso em: 01 abr. 2014.
  • [6] FLICK, Uew. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
  • [7] SEMPRINI, Andrea. A marca pós‐moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras, 2006.
  • [8] SILVA, Adriana Costa e. Branding Andamp; Design: Identidade no varejo. Rio de Janeiro: Rio Books, 2002.
  • [9] STRUNCK, G. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2012.
  • [10] WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: um guia completo para criação, construção e manutenção de marcas fortes. Porto Alegre: Bookman, 2008.
Como citar:

Blum, Arina; Pereira, Taís Vieira; Bischoff, Vanessa Neto; "CONCEITOS DE GESTÃO DE MARCA: COMPARATIVOS ENTRE AS VISÕES APRESENTADAS POR LINDSTROM, MESHER E WHEELER", p. 3009-3020 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-01106

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações