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Bioensaio Toxicológico de Plantas Regionais como Ferramenta Interdisciplinar no Ensino de Química

Toxicology Bioassay Regional Plants as Interdisciplinary Tool in Chemistry Teaching

ARAÚJO, Aline de Lima; SANTOS, José Carlos Oliveira;

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A iniciação científica vivenciada por alunos do ensino médio é um desafio para professores de química, porém é necessária a descoberta de novos métodos e novas maneiras de ensinar de acordo com a realidade e necessidade escolar, e assim possamos contribuir com a escola, desenvolvendo um ensino de qualidade. Nos últimos anos, fez-se necessário tornar o ensino das ciências naturais uma das formas de preparar os alunos para a participação ativa dentro da sociedade. O artigo aborda uma proposta experimental de caráter interdisciplinar no ensino de química. O bioensaio toxicológico aqui apresentado pode ser realizado com qualquer planta, de modo que seja oriunda da região. O estudo dessas plantas pode resultar em um trabalho de caráter interdisciplinar para o ensino médio. O bioensaio é realizado com o microcrustáceo de água salgada Artemia Salina Leach, geralmente usado como alimento para peixes. A prática experimental tem baixo custo e é de fácil manuseio.

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The undergraduate experienced by high school students is a challenge for chemistry teachers, but the discovery of new methods and new ways of teaching in accordance with reality and school necessity is required, and thus can contribute to the school, developing a teaching Of quality. In recent years, it was necessary to make the teaching of natural sciences one way to prepare students for active participation in society. The article discusses a proposal experimental interdisciplinary in chemistry teaching. The toxicological bioassay presented here can be carried out with any plant, so that it is derived from region. The study of these plants may result in an interdisciplinary work for high school. The bioassay is carried out with salt water microcrustacean Artemia salina Leach, generally used as feed for fish. The experimental practice is inexpensive and is easy to handle.

Palavras-chave: Pesquisa; Toxicidade; Interdisciplinaridade; ensino de química.,

Palavras-chave: Research; toxicity; interdisciplinary; chemistry teaching.,

DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq13

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Como citar:

ARAÚJO, Aline de Lima; SANTOS, José Carlos Oliveira; "Bioensaio Toxicológico de Plantas Regionais como Ferramenta Interdisciplinar no Ensino de Química", p. 63-68 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-4043, DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq13

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