Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

AUTOMATIC INERTIAL CONTINUOUSLY VARIABLE TRANSMISSION (AiCVT) – UM NOVO PARADIGMA DE CVT, SIMPLES, BARATA E EFICIENTE

Lima, Alan Miranda Monteiro de;

Artigo Completo:

Desde quando foram inventadas as transmissões uma regra básica foi sempre obedecida, o “eixo motor move o eixo movido”. Neste trabalho o eixo movido deixou de ser somente o movido na transmissão e passou a ser também um eixo motor. Esse trabalho apresenta uma inovação no estado da arte para transmissões CVT, possuindo características de ser muito simples, possuir poucos componentes, sem eletrônica, barato de se fabricar e com eficiência média acima dos 95%. As duas principais inovações foram: A introdução de uma engrenagem redução planetária dentro da turbina de um acoplador fluido, acabando com a ineficiência em situações de deslizamento entre a bomba e a turbina; e a bomba motora do acoplador fluido ser movida pelo eixo de saída, sendo esta última característica batizada de Retroalimentação Inercial Instantânea. Com essas 2 modificações torna-se desnecessário qualquer sensor, pois quem muda as relações de marcha é o Momento Linear Instantâneo do veículo, e isso faz com que possua respostas imediatas à solicitação no pedal do acelerador. Não existe limite de torque e nem depende do atrito para transferir potência. Esse sistema também possui embreagem embutida e freio motor customizável.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-simea2015-PAP156

Referências bibliográficas
Como citar:

Lima, Alan Miranda Monteiro de; "AUTOMATIC INERTIAL CONTINUOUSLY VARIABLE TRANSMISSION (AiCVT) – UM NOVO PARADIGMA DE CVT, SIMPLES, BARATA E EFICIENTE", p. 229-247 . In: In Anais do XXIII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2015-PAP156

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações