Resumo - Open Access.

Idioma principal

Assistência Humanizada ao Paciente Portador de Cirrose Hepática– Relato de Experiência

Andrade, Maisa Alves; Fontes, Mírzia Lisboa; Almeida, Thaynara Fontes; Araujo, Jamilly Santos; Cartaxo, Carla Kalline Alves; Oliveira, Patricia Gois de;

Resumo:

INTRODUÇÃO: a Cirrose Hepática é responsável por uma alta taxa de morbimortalidade, sendo a quinta causa de mortalidade em homens de 20 a 59 anos. Trata-se de uma doença crônica na qual ocorre substituição difusa da estrutura hepática normal por nódulos de estrutura anormal, circundados por fibrose. Não existe tratamento capaz de curar a doença, portanto a meta consiste em reduzir a progressão da mesma e prevenir o desenvolvimento de possíveis complicações. As mudanças nos hábitos alimentares e a abolição do álcool são fundamentais. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada durante atividade curricular no acompanhamento à pacientes com cirrose hepática. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência realizado durante estágio da disciplina Habilidades Clínicas e Atitudes II. no estudo foram desenvolvidas atividades de humanização a pacientes portadores de cirrose hepática. a atividade ocorreu no Hospital Regional de Lagarto localizado no estado de Sergipe. RESULTADOS: em acompanhamento aos pacientes portadores de cirrose hepática e familiares foram notadas a preocupação com a doença. Visto que, não possuíam nenhum conhecimento a respeito desta, foi realizada toda a sistematização da assistência em enfermagem, elaborado um plano de alta e esclarecido as dúvidas. Além disso, por se tratar de uma doença crônica, clientes e familiares receberam orientações para o autocuidado, para adesão ao tratamento e na prevenção dos possíveis agravos da cirrose. Todo o cuidado foi focado na promoção da saúde dos mesmos a fim de manter estável o quadro de saúde e garantir uma melhor qualidade de vida. CONCLUSÃO: a participação da equipe de enfermagem no cuidado ao paciente com cirrose hepática é de fundamental importância principalmente na prevenção e promoção da saúde, pois esta é uma doença crônica. com isso, pacientes crônicos recebem atenção para obter melhor qualidade de vida e evitar as complicações da doença.

Resumo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10561

Referências bibliográficas
Como citar:

Andrade, Maisa Alves; Fontes, Mírzia Lisboa; Almeida, Thaynara Fontes; Araujo, Jamilly Santos; Cartaxo, Carla Kalline Alves; Oliveira, Patricia Gois de; "Assistência Humanizada ao Paciente Portador de Cirrose Hepática– Relato de Experiência", p. 203 . In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-cihhs-10561

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações