Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Aplicação de Testes Adaptativos Computadorizados em Modelos de Desdobramento Graduado Generalizados

Aplicação de Testes Adaptativos Computadorizados em Modelos de Desdobramento Graduado Generalizados

Silva Filho, Augusto Sousa da; Santos, Marcos Antônio da Cunha; Cardoso, Rodrigo Tômas Nogueira;

Artigo Completo:

Quando um pesquisador deseja determinar o grau ou a intensidade dos sintomas de um paciente aplica um questionário de papel e caneta com uma série de perguntas pré-definidas, o mesmo acontece quando um pedagogo busca determinar a habilidade de um aluno em uma determinada área do conhecimento. Na quase totalidade dos casos, tais questionários são demasiadamente extenuantes para o entrevistado e, devido a isso, correm o risco de não representar de forma significativa o estado do paciente ou o grau de conhecimento do aluno. Uma alternativa para este cenário é a construção de um Computerized Adaptive Testing - CAT. O CAT procura otimizar o teste para cada respondente, buscando estimar a característica predominante de um indivíduo a cada item respondido. Neste artigo, o CAT desenvolvido não utilizará a Teoria Clássica de Medidas, que considera apenas a proporção de acertos e erros em uma prova. Em vez disso, será utilizada a Teoria de Resposta ao Item - (TRI), que apresenta a vantagem de fazer comparações entre traços latentes de indivíduos de populações diferentes quando são submetidos a testes ou questionários que tenham alguns itens comuns e permite, ainda, a comparação de indivíduos da mesma população submetidos a testes totalmente diferentes. Isto é possível porque a TRI tem como elementos centrais os itens e não o teste ou questionários como um todo. A TRI apresenta modelos matemáticos que já foram amplamente abordados pela literatura, tais como os modelos acumulativos, devido à sua facilidade de implementação. No entanto, outros modelos não apresentam a mesma facilidade de implementação, como os modelos de desdobramentos. Este trabalho propõe a construção de um CAT utilizando um modelo de desdobramento graduado generalizado, visto que este modelo pode ser utilizado tanto para respostas dicotˆomicas como para respostas politˆomicas ordinais.

Artigo Completo:

Quando um pesquisador deseja determinar o grau ou a intensidade dos sintomas de um paciente aplica um questionário de papel e caneta com uma série de perguntas pré-definidas, o mesmo acontece quando um pedagogo busca determinar a habilidade de um aluno em uma determinada área do conhecimento. Na quase totalidade dos casos, tais questionários são demasiadamente extenuantes para o entrevistado e, devido a isso, correm o risco de não representar de forma significativa o estado do paciente ou o grau de conhecimento do aluno. Uma alternativa para este cenário é a construção de um Computerized Adaptive Testing - CAT. O CAT procura otimizar o teste para cada respondente, buscando estimar a característica predominante de um indivíduo a cada item respondido. Neste artigo, o CAT desenvolvido não utilizará a Teoria Clássica de Medidas, que considera apenas a proporção de acertos e erros em uma prova. Em vez disso, será utilizada a Teoria de Resposta ao Item - (TRI), que apresenta a vantagem de fazer comparações entre traços latentes de indivíduos de populações diferentes quando são submetidos a testes ou questionários que tenham alguns itens comuns e permite, ainda, a comparação de indivíduos da mesma população submetidos a testes totalmente diferentes. Isto é possível porque a TRI tem como elementos centrais os itens e não o teste ou questionários como um todo. A TRI apresenta modelos matemáticos que já foram amplamente abordados pela literatura, tais como os modelos acumulativos, devido à sua facilidade de implementação. No entanto, outros modelos não apresentam a mesma facilidade de implementação, como os modelos de desdobramentos. Este trabalho propõe a construção de um CAT utilizando um modelo de desdobramento graduado generalizado, visto que este modelo pode ser utilizado tanto para respostas dicotˆomicas como para respostas politˆomicas ordinais.

Palavras-chave: Teoria de Resposta ao Item, Testes Adaptativos Computadorizados, Modelos de Desdobra- mento Graduado Generalizado, Modelagem Matemática e Computacional, Teoria de Resposta ao Item, Testes Adaptativos Computadorizados, Modelos de Desdobra- mento Graduado Generalizado, Modelagem Matemática e Computacional,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/mathpro-cnmai-0138

Referências bibliográficas
  • [1] Baker, F., e Kim, S.-H. 1992. Item response theory: Parameter estimation techniques, vol. 176. CRC Press. Costa, D. R. 2009. Métodos estatísticos em testes adaptativos informatizados. Dissertação de Mestrado , Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. URL http://www.pg.im.ufrj.br/teses/Estatistica/Mestrado/12pdf
  • [2] Hambleton, R. K., e Cook, L. L. 1977. Latent trait models and their use in the analysis of educational test data1, 2, 3. Journal of educational measurement , 14 (2), 75–96. URL http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1745-3984.1977.tb00030.x/abstract
  • [3] Masters, G. N. 1982. A rasch model for partial credit scoring. Psychometrika, 47 (2), 149–174. URL http://link.springer.com/article/10.1007/BF02296272
  • [4] Moreira, F. 2011. Sistemática para a implantação de testes adaptativos informatizados baseados na teoria da resposta ao item. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. URL http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/95506
  • [5] Muraki, E. 1992. A generalized partial credit model: Application of an em algorithm. Applied psychological measurement , 16 (2), 159–176. URL http://apm.sagepub.com/content/16/2/159.short
  • [6] Roberts, J. S., Donoghue, J. R., e Laughlin, J. E. 2000. A general item response theory model for unfolding unidimensional polytomous responses. Applied Psychological Measurement , 24 (1), 3–32. URL http://apm.sagepub.com/content/24/1/3.short
  • [7] Smyth, G., Hu, Y., Dunn, P., Phipson, B., e Chen, Y. 2014. statmod: Statistical Modeling . R package version 1.4.20. URL http://CRAN.R-project.org/package=statmod
  • [8] Team, R. C. 2014. R: A language and environment for statistical computing. URL http://www.R-project.org
  • [9] Wainer, H., Dorans, N. J., Green, B. F., Steinberg, L., Flaugher, R., Mislevy, R. J., e Thissen, D. 1990. Computerized adaptive testing: A primer.. Lawrence Erlbaum Associates, Inc. URL http://www.springerlink.com/index/M58R14228306306V.pdf
Como citar:

Silva Filho, Augusto Sousa da; Santos, Marcos Antônio da Cunha; Cardoso, Rodrigo Tômas Nogueira; "Aplicação de Testes Adaptativos Computadorizados em Modelos de Desdobramento Graduado Generalizados", p. 766-778 . In: Anais do Congresso Nacional de Matemática Aplicada à Indústria [= Blucher Mathematical Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN em b-reve, DOI 10.5151/mathpro-cnmai-0138

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações