Dezembro 2014 vol. 1 num. 5 - II Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar

Resumo - Open Access.

Idioma principal

Anormalidades gastrointestinais identificadas entre indivíduos com o espectro óculo-aurículo- vertebral (síndrome de Goldenhar)

Ferreira, G.D. ; Silveira, F.R. ; Jakimiu, A.R. ; de Souza, L.A.C. ; de Mattos, V.F. ; Rosa, R.F.M. ; Zen, P.R.G. ;

Resumo:

o espectro óculo-aurículo-vertebral (EOAV) (síndrome de Goldenhar) é uma condição heterogênea caracterizada por anormalidades dos primeiros arcos branquiais e um espectro clínico amplo e variável. Nosso objetivo foi verificar a frequência e tipos de anormalidades gastrointestinais em uma amostra de pacientes portadores de EOAV. Método: a amostra foi composta por 34 indivíduos, todos atendidos em um mesmo centro, no período de Janeiro de 1975 a Dezembro de 2007. Vinte e dois deles eram do sexo masculino e doze do feminino e suas idades variaram de 1 dia a 17 anos. Todos apresentavam avaliação cariotípica normal por bandas GTG e envolvimento clínico de pelo menos duas das seguintes regiões: oro- crânio-facial, ocular, auricular e vertebral. Realizou-se uma coleta dos seus dados clínicos, dando-se ênfase aos achados gastrointestinais. Resultados: metade dos pacientes (n= 17) apresentava pelo menos uma anormalidade gastrointestinal. As principais alterações observadas foram o distúrbio da deglutição (32%) e o refluxo gastroesofágico (26%). Outras anormalidades verificadas consistiram de atresia de esôfago (12%), fístula traqueoesofágica (9%), estenose hipertrófica de piloro (3%) e imperfuração anal (3%). Conclusões: como observado em nosso estudo, alterações gastrointestinais são frequentes entre pacientes com EOAV. Portanto, uma avaliação precoce à procura por estes achados seria importante para o adequado manejo dos pacientes.

Resumo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/medpro-II-cbmh-072

Referências bibliográficas
Como citar:

Ferreira, G.D.; Silveira, F.R.; Jakimiu, A.R.; de Souza, L.A.C.; de Mattos, V.F.; Rosa, R.F.M.; Zen, P.R.G.; "Anormalidades gastrointestinais identificadas entre indivíduos com o espectro óculo-aurículo- vertebral (síndrome de Goldenhar)", p. 75 . In: . São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-II-cbmh-072

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações