Dezembro 2014 vol. 1 num. 5 - II Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar

Resumo - Open Access.

Idioma principal

Análise Sobre Agente Etiológico De Sintomas Gripais Em Pacientes Internados Em Um Hospital No Interior Do Estado Do Rio Grande Do Sul

Mahl, G.H. ; Pereira, B.F. ; Guimarães, L.M.R. ;

Resumo:

Haja vista que anualmente ocorrem epidemias de gripe, o monitoramento epidemiológico é de fundamental importância para o controle da doença. Assim, a presente pesquisa baseia-se em analisar o agente etiológico dos casos de sintomas gripais em internados em um hospital do interior do Rio Grande do Sul, no ano de 2013. Métodos: Trata-se de um estudo observacional descritivo transversal, tendo como fonte de dados as fichas de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), disponíveis no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital São Sebastião Mártir, localizado no município de Venâncio Aires-RS. Resultados: Foram analisadas 65 fichas do SINAN, havendo 57 (87,69%) hospitalizações. Dos casos internados, 19 (33,33%) tiveram como agente etiológico confirmado o vírus Influenza A H1N1, 6 (10,52%) casos por influenza B, 1 caso por vírus sincicial respiratório e os demais casos, que correspondem a 54,38%, não tiveram o agente etiológico identificado. Os resultados foram obtidos por meio de secreção oro e nasofaringe, sendo na maioria dos casos diagnosticados pelo método PCR em tempo real. Conclusão: Verificou-se que na maioria das internações não houve diagnóstico etiológico confirmado. Nos casos nos quais houve diagnóstico etiológico confirmado, a maior parte ocorreu por infecção pelo o vírus influenza A H1N1, reafirmando a importância da vacinação, principalmente nos grupos de risco, para evitar complicações e alta incidência da doença.

Resumo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/medpro-II-cbmh-069

Referências bibliográficas
Como citar:

Mahl, G.H.; Pereira, B.F.; Guimarães, L.M.R.; "Análise Sobre Agente Etiológico De Sintomas Gripais Em Pacientes Internados Em Um Hospital No Interior Do Estado Do Rio Grande Do Sul", p. 72 . In: . São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-II-cbmh-069

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações