Full Article - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE NÃO LINEAR DE SISTEMAS TRELIÇADOS ESPACIAIS UTILIZADOS PARA ESCORAMENTOS DE ESTRUTURAS DE AÇO E MISTAS

Costa, Miguel H. O.; Silva, José G. S. da; Lima, Luciano R. O. de;

Full Article:

Atualmente, a utilização de estruturas treliçadas para o escoramento de elementos estruturais de concreto e aço é considerada por muitos engenheiros, uma solução necessária para os problemas da engenharia estrutural. Todavia, mudanças de atitudes dentro da construção civil e uma transição global para o desenvolvimento e a produtividade na construção alheia a redução dos custos, tem seguramente provocado um aumento no uso de treliças com maior capacidade de carga sendo tão leves quanto às treliças convencionais. A definição das ações estáticas atuantes sobre os modelos estruturais foi feita com base em resultados reais, os quais levam em conta os efeitos de resistência para carregamentos estáticos. A análise fundamenta-se na modelagem computacional dos sistemas estruturais, através do Método dos Elementos Finitos (MEF). São empregadas técnicas usuais de discretização, por meio do emprego do programa ANSYS[1]. No presente modelo numérico-computacional, as estruturas em aço são simuladas por elementos finitos tridimensionais, onde são considerados os efeitos de flexão e torção. As análises realizadas são do tipo linear elástica e não linear geométrica e física. Os resultados obtidos são comparados com os limites recomendados em normas de projeto e sua utilização no mercado, no que tange aos carregamentos estáticos.

Full Article:

Palavras-chave: Escoramentos, Modelagem computacional, Comportamento estrutural.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/meceng-wccm2012-19833

Referências bibliográficas
  • [1] ANSYS. Swanson Analysis Systems, Inc., P.O. Box 65, Johnson Road, Houston, PA, 15342-0065, version 12.1, Basic analysis procedures, Second edition, 2009.
  • [2] NBR 8800: Projeto de Estruturas de Aço e de Estruturas Mistas de Aço e Concreto de Edifícios - Procedimento. Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, 2008.
  • [3] NBR 15696: Formas e Escoramento para Estruturas de Concreto. Projeto, Dimensionamento e Procedimentos Executivos. Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, 2009.
  • [4] NBR 6120: Cargas para o Cálculo de Estruturas de Edificações. Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, 1980.
  • [5] Ary, Jose Luiz, Projetos e cálculos para treinamento e técnicas e equipamentos. Mills Estruturas e Serviços de Engenharia.
Como citar:

Costa, Miguel H. O.; Silva, José G. S. da; Lima, Luciano R. O. de; "ANÁLISE NÃO LINEAR DE SISTEMAS TRELIÇADOS ESPACIAIS UTILIZADOS PARA ESCORAMENTOS DE ESTRUTURAS DE AÇO E MISTAS", p. 4366-4380 . In: In Proceedings of the 10th World Congress on Computational Mechanics [= Blucher Mechanical Engineering Proceedings, v. 1, n. 1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2358-0828, DOI 10.5151/meceng-wccm2012-19833

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações