Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE ESTRUTURAL VIA METODOLOGIA FEA: ESTUDO DE UM MACACO AUTOMOTIVO CORRELACIONANDO O TESTE FÍSICO DE UM PROTÓTIPO EM LABORATÓRIO E A SIMULAÇÃO VIRTUAL

Oliveira, Evandro Secchi de; Camargo, Roderley;

Artigo Completo:

O macaco mecânico é um componente obrigatório nos veículos automotores, e essencial nos momentos em que haja a necessidade de uma intervenção humana, para uma manutenção ou mesmo uma troca de pneu avariado. Tendo como base os aspectos de manufatura, igual importância tem o projeto deste componente, como forma de adequar os requisitos de qualidade, custo e conformidade ambiental, fazendo aderência as diversas normas de segurança humana e ambiental. Neste sentido, apresenta-se neste trabalho um estudo de analise estrutural dos braços de um macaco mecânico, confeccionados em aço estrutural NBR6656-LNE-500 com 2mm de espessura, por meio da metodologia FEA (Finite Element Analyze), obtendo os resultados de deslocamento (Δl) e tensão (σ), gerado pela carga de 2500 kg em forma de dados de entrada. Os resultados matemáticos obtidos foram correlacionados com o teste de bancada indicando uma divergência de 1.5% entre o comportamento do protótipo e a simulação computacional. Assim, validou-se o resultado da análise estrutural e aplicou-se as condições de contorno as modificações de design do produto, tendo em vista que a simulação computacional FEA representa uma condição real de teste.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-simea-PAP67

Referências bibliográficas
Como citar:

Oliveira, Evandro Secchi de; Camargo, Roderley; "ANÁLISE ESTRUTURAL VIA METODOLOGIA FEA: ESTUDO DE UM MACACO AUTOMOTIVO CORRELACIONANDO O TESTE FÍSICO DE UM PROTÓTIPO EM LABORATÓRIO E A SIMULAÇÃO VIRTUAL", p. 475-488 . In: In Anais do XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva — SIMEA 2013. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea-PAP67

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações