Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DO DESENHO DE RODA NO COEFICIENTE DE ARRASTO

Maruyama, Flavio; Magazoni, Felipe; Buscariolo, Filipe Fabian; Passos, Julio Cesar Lelis; Volpe, Leonardo D.;

Artigo Completo:

Ano após anos, os fabricantes de automotores vem perseguindo cada vez mais a economia de combustível, ambos por pressões políticas e demanda da sociedade, o que leva as companhias a desenvolver novas soluções e tecnologias para melhorar a eficiência energética dos seus veículos.Com advento dos softwares de CFD, é possível estudar propostas de redução do arrasto aerodinâmico, o que contribui para economia de combustívelNeste contexto, baseado em um modelo virtual de um sedan pequeno, correlacionado com teste em túnel de vento, foi montando 3 propostas de roda com raios em ângulo para verificar a influencia no coeficiente de arrasto.Considerando que as rodas contribuem com 25% do total do arrasto de um veículo, este trabalho tem como objetivo apresentar a sensibilidade no coeficiente de arrasto com a mudança dos raios da roda para um sedan de pequeno porte. Os resultados encontrados apresentaram um decréscimo no desempenho aerodinâmico, contudo quando há o incremento do número de raios, observa-se um incremento no desempenho aerodinâmico devido ao fechamento da área aberta da roda.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-simea2015-PAP165

Referências bibliográficas
  • [1] BUSCARIOLO, F.F., Analysis of Different Types of Wind Tunnel''s Ground Configuration Using Numerical Simulation, SAE Paper, Nº 2010-36-0078I, Society of Automotive Engineers, 2010.
  • [2] BUSCARIOLO, F.F.; KARBON, K.J., Comparative CFD Analysis Between Rotating and Static Cases of Different Wheels Opening Designs over a Performance Sedan, SAE Paper, Nº 2011-36-0271, Society of Automotive Engineers, 2011.
  • [3] European Environment Agency, Monitoring CO2 emissions from passenger cars and vans in 2013, EEA Technical report No 19/2014, 2014.
  • [4] FLUENT 10., User´s Guide, Fluent Inc., 2011.
  • [5] Hypermesh 11.0 User´s manual Altair Computing, Inc., 2011.
  • [6] HUCHO, W. H., Aerodynamics of Road Vehicles, From Fluid Mechanics of Vehicle Engineering, 4th Edition, SAE International, 1998.
  • [7] KELLY, K. B.; PROVENCHER, L. G.; SCHENKEL, F. K., The General Motors Engineering Staff Aerodynamics Laboratory – A full Scale Automotive Wind Tunnel, SAE Paper, Nº 820371, Society of Automotive Engineers, 1982.
  • [8] Lofdahl, L.; Sebben, S., Investigation of Wheel Aerodynamic Resistence of Passenger Cars, SAE Paper, 2014-01-0606, Society of Automotive Engineers, 2014.
  • [9] Vdovin, A., Investigation of Aerodynamic Resistence of Rotating Wheels on Passenger Cars, Thesis for the degree of Licentiate of Engineering, Chalmers university of Technology, Sweden, 2013.
  • [10] Vdovin, A.; Lodfdahl, L., Investigation of Wheel Aerodynamic Resistance of Passenger Cars, SAE Paper, Society of Automotive Engineers, 2014.
  • [11] Wäschle. AJ., "The Influence of Rotation Wheel on Vehicle Aerodynamics - Numerical and Experimental Investigations", SAE-Paper 2007-01-0107, 2007
  • [12] WHITE, F., Fluid Mechanics – fouth edition, McGraw Hill, 1999
  • [13] WIEDEMANN, J., The Influence of Ground Simulation and Wheel Rotation on Aerodynamic Drag Optimization – Potential for Reducing Fuel Consumption, SAE Paper, Nº 960672, Society of Automotive Engineers, 1996.
Como citar:

Maruyama, Flavio; Magazoni, Felipe; Buscariolo, Filipe Fabian; Passos, Julio Cesar Lelis; Volpe, Leonardo D.; "ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DO DESENHO DE RODA NO COEFICIENTE DE ARRASTO", p. 292-302 . In: In Anais do XXIII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2015-PAP165

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações