Setembro 2014 vol. 1 num. 2 - V Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Análise de erros experimentais em práticas de laboratório

Mota, M. V. C. ; Vieira, F. T. ;

Artigo Completo :

A estatística é um conjunto de técnicas apropriadas para coletar, classificar e apresentar um grupo de dados numéricos. No ambiente acadêmico, ela é utilizada para a análise de dados experimentais, possibilitando a caracterização da qualidade dos dados coletados em atividades de pesquisa e práticas de laboratório. Este artigo teve como principal objetivo o aprendizado sobre a utilização de ferramentas estatísticas para análise de dados em práticas laboratoriais. Foram realizadas diversas práticas laboratoriais com auxílio de cinco voluntários de uma escola local. Todas as práticas foram realizadas em réplicas por esses cinco alunos a fim de avaliar os erros experimentais.

Artigo Completo :

Palavras-chave: estatística, erro experimental, práticas laboratoriais,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/phypro-ecfa-016

Referências bibliográficas
  • [1] Importância da Estatística para o Processo de Conhecimento e Tomada de Decisão, Curitiba. Andlt;http://www.ipardes.gov.br/biblioteca/docs/NT_06_importancia_estatistica_tomada_decisao.pdfAndgt;. Acesso em 15/11/13.
  • [2] MORETTIN, P. A.; BUSSAB, W. O. Estatística Básica. São Paulo. 8ª ed. Editora Saraiva: 2013.
Como citar:

Mota, M. V. C.; Vieira, F. T.; "Análise de erros experimentais em práticas de laboratório", p. 32-33 . In: Anais do V Encontro Científico de Física Aplicada [= Blucher Physics Proceedings, n.1, v.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-ecfa-016

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações