Artigo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DAS APRESENTAÇÕES DE SLIDES NO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

Cadena, Renata Amorim; Andrade, Bruna Raphaela Ferreira de; Coutinho, Solange Galvão;

Artigo:

As apresentações de slides são artefatos didáticos cada vez mais presentes no cotidiano escolar e são, principalmente, elaborados pelos professores. Este artigo descreve uma investigação em que se procurou conhecer detalhes sobre a produção e uso de apresentações digitais de slides para o ensino-­‐aprendizagem. A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas com professores e funcionários de escolas e de análise de amostras de slideshows. Foram visitadas turmas do Ensino Fundamental II e Médio de 16 escolas recifenses com perfis diferenciados. Os resultados apontam para o crescente uso e importância desse artefato na dinâmica escolar, mas não a uma proporcional atenção à sua produção.

Artigo:

Palavras-chave: Apresentações de slides, Educação, Design da Informação,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00410

Referências bibliográficas
  • [1] BURKE, Lisa A.; JAMES, Karen E. PowerPoint‐based lectures in business education: an empirical investigation of student‐perceived novelty and effectiveness. Business Comunication Quarterly, 2008, v.71(3): 277‐296.
  • [2] CADENA, Renata; COUTINHO, Solange; ANDRADE, Bruna. A linguagem gráfica em artefatos educacionais gerados com ferramentas de TIC. InfoDesign, 2012, v.9(1): 33‐ 45.
  • [3] COUTINHO, Solange; LOPES, Maria Teresa. Design para educação: uma possível contribuição para o ensino fundamental brasileiro. O papel social do design gráfico: história, conceitos Andamp; atuação profissional. São Paulo: Editora Senac, 2011
  • [4] CGI. TIC Educação 2012 – Professores. CETIC.br. Disponível na internet por http em: Andlt; www.cetic.br/educacao/2012/professores/C1Andgt;. Acesso em 27 mar 201
  • [5] DOUMONT, Jean‐Luc. The cognitive style of PowerPoint: Slides are not all evil.Technical Communication, 2005, v.52(1): 64‐70.
  • [6] JAMET, Éric. Peut‐on concevoir des documents électroniques plus efficacies? L’exemple des diaporamas. Revue européene de psychologie apliquée, 2009, v.58: 185‐198.
  • [7] LAI, Yen‐Shou; TSAI, Hung‐Hung; YU, Pao‐Ta. Integrating Annotations into a Dual‐slide PowerPoint Presentation for Classoroom Learning. In: Educacional Technoloy Andamp; Society, 2001, v.14(2): 43‐5
  • [8] MOLLERUP, Per. PowerNotes: slide presentations reconsidered. Melboume: IIID ‐ International Institute for Information Design. Universidade de Tecnologia de Swinburne, 2011. Disponível em Andlt;http://hdl.handle.net/1959.3/191214Andgt; Acessado em: 7 jun. 2012.
  • [9] TINKER, Miles A. Bases for Effective Reading. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1965.
  • [10] TWYMAN, Michael L. A schema for the study of graphic language. In: Paul A. Kolers, Merald E. Wrolstad Andamp; Herman Bouma (Org.). Processing of visible language. Nova York Andamp; Londres: Plenum Press, 1979, v.1: 117‐150.
  • [11] _____. Further thoughts on a schema for describing graphic language. Proceedings of the 1st International Conference on typography Andamp; Visual Communication, History, Theory, Education. Thessaloniki, Grécia, 2002. p. 329‐350.
  • [12] VIEIRA, Ana Regina Ferraz. Retórica e multimodalidade do PowerPoint educativo. Tese de doutorado não publicada. Departamento de Letras, UFPE, Recife – Brasil, 2011.
Como citar:

Cadena, Renata Amorim; Andrade, Bruna Raphaela Ferreira de; Coutinho, Solange Galvão; "ANÁLISE DAS APRESENTAÇÕES DE SLIDES NO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO", p. 1456-1468 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00410

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações