Fevereiro 2015 vol. 1 num. 2 - XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DA SENSIBILIDADE DO PROCESSO ES-SAGD EM UM RESERVATÓRIO DE ÓLEO PESADO DO NORDESTE BRASILEIRO

ARAÚJO, E. A. ; NASCIMENTO, R. A. ; LIMA, D. M. S. B. ; BARILLAS, J. L. M. ;

Artigo:

O Estado do Rio Grande do Norte destaca-se no setor petrolífero devido sua longa produção de óleo pesado em poços terrestres, apresentando atualmente inúmeros campos maduros, o que o torna um forte candidato para a aplicação de novas técnicas que possam aumentar o percentual de óleo recuperado e a rentabilidade desses campos. O processo ES-SAGD (Expanding Solvent – Steam Assisted Gravity Drainage) pode ser uma dessas técnicas que têm ampla aplicação em reservatórios de óleo pesado. Neste processo são utilizados dois poços horizontais paralelos e situados verticalmente um acima do outro, um produtor na base e um injetor de vapor e solvente no topo do reservatório. Este processo é composto por um método térmico (injeção de vapor) e um método miscível (injeção de solvente) com a finalidade de causar a redução das tensões interfaciais e da viscosidade do óleo. Este processo ainda não foi aplicado no Brasil, no entanto, o que torna necessário estudar a sua aplicabilidade às realidades regionais, como forma de provar sua viabilidade. Para qual foi realizado um estudo de sensibilidade dos parâmetros operacionais: tipo de solvente, qualidade do vapor, distância vertical entre poços, percentagem do solvente e vazão de injeção de vapor em função do percentual de óleo recuperado em 15 anos, usando um reservatório semissintético com características do Nordeste Brasileiro. Foi observado que a percentagem de solvente injetado apresentou a maior influência no percentual de óleo recuperado.

Artigo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeq2014-1309-19973-146522

Referências bibliográficas
  • [1] ARAÚJO, E. A.; BARILLAS, J. L. M.; Estudo Paramétrico do Processo de Combustão In-Situ em Reservatórios de Óleo Pesado. XIX Congresso de Engenharia Química, 2012.
  • [2] BARILLAS, J. L. M.; Estudo da Recuperação de Óleo por Drenagem Gravitacional Assistida por Injeção de Vapor. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008.
  • [3] GALVÃO, E. R. V. P.; Análise Paramétrica da injeção de vapor e solvente em reservatórios de óleo pesado. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Petróleo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012.
  • [4] GATES, I. D.; Solvent-aided Steam-Assisted Gravity Drainage in thin Oil Sand Reservoirs. Journal of Petroleum Science and Engineering. Calgary, Alberta, Canada, 2010.
  • [5] MOREIRA, R. D. R.; Injeção de Vapor Auxiliado por Drenagem Gravitacional em Poço Único. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Ciências e Engenharia de Petróleo, Universidade Estadual de Campinas, 2006.
Como citar:

ARAÚJO, E. A.; NASCIMENTO, R. A.; LIMA, D. M. S. B.; BARILLAS, J. L. M.; "ANÁLISE DA SENSIBILIDADE DO PROCESSO ES-SAGD EM UM RESERVATÓRIO DE ÓLEO PESADO DO NORDESTE BRASILEIRO", p. 12281-12288 . In: Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ 2014 [= Blucher Chemical Engineering Proceedings, v.1, n.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeq2014-1309-19973-146522

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações