Artigo - Open Access.

Idioma principal

Análise Comparativa entre os Modelos de Lajes: Maciça, Nervurada e Treliçada Unidirecional

Mendes, Bruno José ; Oliveira, Luis Cesar de ;

Artigo:

A laje é caracterizada como elemento estrutural, assim como as vigas e pilares. Utilizada na construção desde os tempos remotos, sofrendo várias inovações ao longo do tempo. Nos dias atuais, existe uma grande quantidade de opções de lajes no mercado, cada uma com suas particularidades físicas, formatos e com diferentes maneiras de se executar. Diante disso, cabe ao engenheiro estudar e escolher a melhor opção de laje para um determinado projeto (SPOHR, 2008).Numa estrutura de concreto armado e sistema estrutural convencional, as lajes possuem importante influência no comportamento da estrutura. Entretanto, também são responsáveis por grande parte do consumo de concreto, aço e formas. Portanto, no que tange a economia, é sempre fundamental observar o quantitativo de materiais que serão consumidos na estrutura para o lançamento de cada modelo de laje (SPOHR, 2008).Através de uma ferramenta computacional, exclusiva para cálculo estrutural, objetiva-se fazer uma análise considerando aspectos econômicos e estruturais entre os modelos de lajes: maciça, nervurada e treliçada unidirecional. Dessa forma, definir critérios que possam auxiliar para a escolha mais adequada de um modelo de laje para uma determinada edificação.

Artigo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/biochem-8entec-004

Referências bibliográficas
  • [1] ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto. Rio de Janeiro, RJ: 2007.
  • [2] ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6120 – Cargas para Cálculo de Estruturas de Edificações. Rio de Janeiro, RJ: 1980.
  • [3] FUSCO, Péricles. Estruturas de concreto: solicitações tangenciais. São Paulo: Pini Ltda, 2008. 328p.
  • [4] SPOHR, Valdi Henrique. Sistemas estruturais convencionais e estruturas de lajes nervuradas: análise comparativa. 2008. 108f. Dissertação (Mestrado em engenharia civil). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.
Como citar:

Mendes, Bruno José; Oliveira, Luis Cesar de; "Análise Comparativa entre os Modelos de Lajes: Maciça, Nervurada e Treliçada Unidirecional", p. 8-9 . In: Anais do 8º Encontro de Tecnologia: Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade [= Blucher Engineering Proceedings, v.1, n.3]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/biochem-8entec-004

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações