fevereiro 2015 vol. 1 num. 2 - XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

ALTERNATIVAS VIÁVEIS PARA A REDUÇÃO DA ACIDEZ NO SEBO BOVINO

FERREIRA, L. A.; PEREIRA, N. C.; OLIVEIRA, S. M.;

Artigo:

O objetivo deste trabalho foi desenvolver formas alternativas para reduzir a acidez do sebo bovino para a produção de biodiesel. Foram realizados testes com dois reagentes: éter petróleo e bicarbonato de sódio, em diferentes concentrações. Verificou-se que o solvente éter petróleo tem grande potencial para diluir o sebo, com capacidade até para diminuir o ponto de fusão do mesmo. Esse fato facilita a remoção de sujidades responsáveis pelo aumento da acidez. O tratamento com bicarbonato de sódio foi realizado em batelada variando temperatura, composição, rotação e tempo. Neste caso foi observado que uma rotação baixa, com composição de 5% de bicarbonato de sódio e tempo de reação de 1 hora, mostrou ser mais eficiente para a redução da acidez. Sendo assim este método foi mais eficiente que o anterior. Podemos concluir que os reagentes avaliados apresentaram resultados positivos sob a redução da acidez do sebo bovino, porém o bicarbonato de sódio teve contribuição mais expressiva.

Artigo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeq2014-0609-24734-172772

Referências bibliográficas
  • [1] ALBA, M. J., et al. Caracterização do sebo bovino e do óleo A1 utilizados como combustíveis em caldeiras para geração de vapor. Belo Horizonte: 4º Congresso da RBTB, 7º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, óleos, gorduras e Biodiesel, lavras: UFLA, 81 p. ABREU, P. G.; HIGARASHI, M. M. e JUNIOR, A. C. Transesterificação com catálise ácida de resíduos de gordura de frango para produção de biodiesel, Embrapa Suínos e Aves. CHRISTOFF, P. Produção de biodiesel a partir do óleo residual de fritura comercial. IEP, Curitiba, 2006.
  • [2] ENCARNAÇÃO, A. P. G. Geração de biodiesel pelos processos de transesterificação e hidroesterificação, uma avaliação econômica, Dissertação de mestrado, UFRJ, Rio de janeiro, 2008.
  • [3] GHAZAVI, M. A.; FALLAHIPANAH, M. e JESHVAGHANI, H. S. A feasibility study on beef tallow conversion to some esters for biodiesel production, 2012.
  • [4] MAGALHÃES, F. C. Blenda sebo/soja para produção de biodiesel: Proposta de um processo batelada homogêneo como alternativa para agricultura familiar, 2010, Dissertação (Mestrado em Química Tecnologia e Ambiental), Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 77p. NETO, P. R. C. e FREITAS, R. J. S. Purificação do óleo de fritura. B.CEPPA, Curitiba, v. 14, n. 2, p. 163-170, 1996.
  • [5] RAMOS, J. C.; HEIDEMANN, T. e RODRIGUEZ, M. A. A. Caracterização e pré-tratamento da matéria prima para a obtenção de biodiesel a partir de óleo de cozinha usado. UTFPR, Campo Mourão. RAMALHO, H. F.; SUAREZ, P. A. Z. A Química dos Óleos e Gorduras e seus Processos de Extração e Refino. Artigo, Rev. Virtual Quim., 2013.
Como citar:

FERREIRA, L. A.; PEREIRA, N. C.; OLIVEIRA, S. M.; "ALTERNATIVAS VIÁVEIS PARA A REDUÇÃO DA ACIDEZ NO SEBO BOVINO", p. 7354-7361 . In: Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ 2014 [= Blucher Chemical Engineering Proceedings, v.1, n.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeq2014-0609-24734-172772

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações