Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Abordagens de Atividades Experimentais no Ensino de Química

Experimental Activities Approaches in Chemistry Teaching

OLIVEIRA, Juliane Falconieres Santos; SANTANA, Judiclenia Macedo; FONSECA, Kely Cristina; MENDONÇA, Joselma Fonseca de; JUNIOR, Carlos Antônio Barros e Silva e;

Completo:

A abordagem de atividades experimentais em sala de aula tem sido bastante discutida entre os pesquisadores da área de educação em Ciências, em relação às suas finalidades e tipos de enfoques. Diante disso, este trabalho buscou pesquisar e aplicar, três tipos de atividades experimentais (demonstração, verificação e investigação) procurando melhores condições que facilitem o processo de ensino e aprendizagem de Química, em sala de aula. Com o intuito de investigar as habilidades cognitivas e motivacionais, manifestadas pelos alunos em sala de aula no decorrer de tais atividades experimentais. A aplicação do trabalho aconteceu em uma escola pública de uma turma de 2ª serie do Ensino Médio, abordando o conteúdo de Cinética Química. Durante a aplicação das atividades experimentais, foi possíveis observar pontos relevantes que favorecem a aprendizagem, como a motivação dos alunos em querer aprender mais sobre o conteúdo, além de sua interação e constante participação com as atividades experimentais abordadas. Mostrando o quanto a utilização de tais atividades experimentais nas aulas de Química pode ser significativa, tanto para a prática docente, quanto para despertar o interesse do aluno.

Completo:

The approach of experimental activities in the classroom has been much discussed among researchers in the field of education in science, in relation to their purposes and types of approaches. Thus, this study aimed to research and apply three types of experimental activities (demonstration, verification and research) seeking better conditions to facilitate the teaching process and Chemistry learning in the classroom. In order to investigate the cognitive and motivational skills, manifested by students in the classroom in the course of such experimental activities. The implementation of the work took place in a public school in a class of 2nd series of high school, addressing the content of Chemical Kinetics. During the implementation of the experimental activities, it was possible to observe relevant points that favor learning, as students' motivation in wanting to learn more about content, as well as their interaction and constant involvement with the addressed experimental activities. Showing how the use of such experimental activities in chemistry class can be significant for both the teaching practice, and to arouse the interest of the student.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem; habilidades cognitivas; atividades experimentais.,

Palavras-chave: teaching practice; cognitive abilities; experimental activities,

DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq20

Referências bibliográficas
  • [1] ARAÚJO, M. S. T; ABIB, M. L. V. S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.25, n. 2, 2003.
  • [2] BAZIN, M. Three years of living science in Rio de Janeiro: learning from experience. Scientific Literacy Papers. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF. Brasil, 1998.
  • [3] BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.19, n.1 2002.
  • [4] GASPAR, A.; MONTEIRO, I. C. C. Atividades experimentais de demonstração em sala de aula: uma análise segundo o referencia da teoria de Vigotsky. Investigações em Ensino de Ciências, v.10, n.2, 2005.
  • [5] GIL-PEREZ, D. et al. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez Editora, 200
  • [6] ROSITO, B. A. O Ensino de Ciências e a Experimentação. In: MORAES, R. (org.). Construtivismo e Ensino de Ciências: Reflexões Epistemológicas e Metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
  • [7] OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae, Canoas. v. 12 n.1. 2010.
  • [8] NEVES, Luiz José. Pesquisa qualitativa- características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisa em administração. São Paulo, v.1, n. 3, 1996.
  • [9] SUART, Rita de Cássia. MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química. Ciências & Cognição. v. 14. ISSN 1806-5821. 200
Como citar:

OLIVEIRA, Juliane Falconieres Santos; SANTANA, Judiclenia Macedo; FONSECA, Kely Cristina; MENDONÇA, Joselma Fonseca de; JUNIOR, Carlos Antônio Barros e Silva e; "Abordagens de Atividades Experimentais no Ensino de Química", p. 110-120 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-4043, DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq20

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações