Artigo - Open Access.

Idioma principal

A segurança do trabalho na construção civil

Zago, Victor Guimarães Salum ; Caetano, Fabiana Souza ; Melo, Fernando Henrique Silva ; Souza, Thainara Rodrigues ; Moraes, Fabiola Eugênio Arrabaça ;

Artigo:

A construção civil é um setor de grande empregabilidade e de grande demanda no Brasil. É considerado um dos serviços laborais com maior potencial de risco a saúde em todo o mundo. Dentre as maiores causas de morte na construção civil, encontram-se os acidentes de trabalho. De acordo com dados estatísticos do Ministério da Previdência Social (MPS), o setor da construção civil registrou 59.808 acidentes de trabalho em 2011, comparado aos dados de 2010, o crescimento foi de 6,9% maior.A temática Segurança do Trabalho perfaz uma importante discussão na perspectiva globalizada que envolve as diversas áreas de análise da Engenharia Civil, sendo concomitantemente imprescindível em qualquer área laboral.A saúde dos profissionais que desenvolvem tais atividades está diretamente ligada ao perfil do trabalho e ao modo como são executadas as técnicas e manejo dos equipamentos de trabalho. Apesar da importância da aplicação de técnicas e normas de segurança o setor de construção civil tem se mostrado o responsável por diversas mortes e incapacitação em seus trabalhadores. Segundo dados do Ministério da Previdência Social (MPS), o número de óbitos registrados no ano de 2010 foi de 2.712.Um planejamento direto e especifico acerca das medidas de segurança a ser implementada nas diversas áreas da construção civil, consiste no melhor meio para promover a segurança dos profissionais, principalmente a se considerar essa área de trabalho com grandes potenciais de acidentes.Diante dos aspectos abordados, surge uma indagação pertinente ao tema: Quais aspectos levam a não concretização das estratégias de segurança no trabalho? De que forma essas estratégias devem ser implementadas? Porque apesar de grande aparato técnico e conhecimento especifico na temática, fatalidades são comumente encontradas nos canteiros de obras? Aspectos profissionais podem ser qualificados como causas facilitadoras para a não adesão das estratégias de segurança? E o trabalhador cumpre as normas de Segurança do Trabalho que são implementadas pelas empresas e pelos órgãos competentes?Diante dessas inquietações, o presente estudo busca resposta para tais indagações através da revisão de literatura, com analise em diversos artigos científicos com temática relacionada, através de uma busca sistemática.Assim, tendo como base a NR-18 que afirma regularizar os elementos de decisões a serem efetuadas, em função das metas de uma obra, salientando os riscos de acidentes e doenças do trabalho e as suas medidas de segurança.

Artigo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/biochem-8entec-014

Referências bibliográficas
  • [1] ARVALHO, Verbena Duarte Brito de. A segurança do trabalho na industria da construção civil. 1984. 83 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arquitetura, Departamento de Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1984. DUL, Jan. Ergonomia prática. São Paulo: Blucher, 1995. FERREIRA, Renata Rivera; MENDES, René. Alguns aspectos epidemiológicos dos acidentes de trabalho fatais ocorridos em campinas, SP. Rev. Saúde Publica, S. Paulo, p.251-262, 198 Guia Trabalhista. NR 18: Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. Disponível em: Andlt;http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr18.htmAndgt;. Acesso em: 21 out. 2014. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1990. SANTANA, Vilma S. and OLIVEIRA, Roberval P. Saúde e trabalho na construção civil em uma área urbana do Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2004, vol.20, n.3, pp. 797-81 ISSN 0102-311X. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000300017.
Como citar:

Zago, Victor Guimarães Salum; Caetano, Fabiana Souza; Melo, Fernando Henrique Silva; Souza, Thainara Rodrigues; Moraes, Fabiola Eugênio Arrabaça; "A segurança do trabalho na construção civil", p. 29-30 . In: Anais do 8º Encontro de Tecnologia: Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade [= Blucher Engineering Proceedings, v.1, n.3]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/biochem-8entec-014

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações