Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A Química dos Cosméticos: Usando a Contextualização e a Interdisciplinaridade como Subsídio para o Ensino de Química

Chemistry of Cosmetics: Using Context and Interdisciplinarity as allowance for Chemistry Teaching

OLIVEIRA, Lioran Fagner Bento; SANTOS, José Carlos Oliveira;

Completo:

A Química é uma das disciplinas do currículo escolar em que os alunos apresentam grandes dificuldades de aprendizagem dos conteúdos. Essas dificuldades podem ser resultantes da falta de métodos que atraiam a atenção e motivem a aprendizagem. E é por isso que o objetivo desse projeto é trazer para os discentes subsídios tanto teóricos quanto práticos que tornem as aulas de química mais atraentes para facilitar o aprendizado do aluno. O projeto foi uma realização do PIBID/Química da UFCG campus Cuité, executado na Escola de Ensino Médio Inovador Professor Lordão, situada na cidade de Picuí-PB, particularmente no ensino médio. Esse trabalho foi desenvolvido em duas etapas sendo uma delas teóricas que circunda a temática que está sendo trabalhada e a outra as aulas foram puramente experimentais. Foi aplicado um questionário na turma de 3º ano da escola citado acima, para analisar os conhecimentos prévios dos alunos bem como o interesse pela disciplina de química. O uso de novas estratégias para dentro da sala de aula proporciona uma aprendizagem significativa, como a temática dos cosméticos que está presente no cotidiano de todos, ajudando assim na construção do conhecimento do discente.

Completo:

Chemistry is one of the disciplines of the school curriculum in which students have great difficulty in learning the content. These difficulties can be caused by a lack of methods to attract attention and motivate learning. And that's why the goal of this project is to bring the students both theoretical and practical subsidies that make the most attractive chemistry classes to facilitate student learning. The project was a realization of PIBID / Chemistry UFCG campus Cuité, performed in High School Innovative Teacher Lordão, located in the city of Picuí-PB, particularly in high school. This work was developed in two stages one of which theoretical surrounding the issue being worked and the other classes were purely experimental. A questionnaire in class 3rd year of school cited above was applied to analyze the students' prior knowledge and interest in the discipline of chemistry. The use of new strategies into the classroom provides a meaningful learning, such as cosmetics theme that is present in the daily lives of everyone, thus helping in the construction of the student's knowledge.

Palavras-chave: Metodologias de ensino; aulas práticas; ensino médio; cosméticos; contextualização,

Palavras-chave: Teaching methodologies; practical classes; high school; cosmetics; contextualization,

DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq01

Referências bibliográficas
  • [1] LIMA, J. A contextualização no Ensino de Cinética Química. Química Nova da Escola. n. 11, 2002.
  • [2] CUNHA, M. B. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola. v.34, p. 92-98, 201
  • [3] MUNCHEN, S. Cosméticos: uma possibilidade para abordar funções orgânicas no ensino médio, in: NUTES, Universidade Federal doRio de Janeiro, 2012.
  • [4] NOGUEIRA, E. P. A problemática do Ensino de Química Orgânica e os Cosméticos, in: SINEQUI, 2015
Como citar:

OLIVEIRA, Lioran Fagner Bento; SANTOS, José Carlos Oliveira; "A Química dos Cosméticos: Usando a Contextualização e a Interdisciplinaridade como Subsídio para o Ensino de Química", p. 1-7 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-4043, DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq01

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações