Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A Química dos Cosméticos Numa Perspectiva de Ensino por Projetos

Chemistry of Cosmetics a Perspective for Teaching by Projects

JUNIOR, José Costa de Oliveira ; SANTOS, José Carlos Oliveira ;

Completo:

O presente artigo aborda a importância do ensino por projetos no processo de ensino/aprendizagem dos alunos, especificamente para o ensino de química. Ao trabalhar com cosméticos cria-se uma perspectiva real para que o professor dialogue com os alunos e abra mais espaço no seu planejamento para que o aluno construa a sua autonomia, sendo, de fato, um sujeito ativo da sua aprendizagem. Este trabalho aborda o tema cosméticos como organizador dos conteúdos de química enfatizando os aspectos sociais, econômicos e conceituais necessários para o entendimento do tema relacionando-o com o cotidiano, principalmente no que se diz respeito a saúde e higiene pessoal. No desenvolvimento deste projeto relacionou-se o tema cosmético aos conceitos da química lecionados no ensino médio, mais especificamente a Química Orgânica da Escola Orlando Venâncio dos Santos da cidade de Cuité-PB, e teve como mediadores a equipe do subprojeto PIBID/Química. Essas atividades tiveram o objetivo de levar os alunos a um modelo de aprendizagem diferenciada, utilizando-se de métodos que proporcionaram a participação, interação e construção de significados, saberes e competências para sua formação como cidadãos, e também de mostrar que os projetos de ensino são capazes de promover uma aprendizagem mais significativa aos alunos.

Completo:

This article discusses the importance of teaching by projects in the teaching / learning process of the students, specifically for chemistry teaching. When working with cosmetics it creates a real prospect for the teacher to dialogue with students and open more space in their planning for the student to build their autonomy, and, in fact, an active subject of their learning. This paper addresses the cosmetic theme as organizer of chemical content emphasizing the social, economic and conceptual aspects required for the issue of understanding relating it to everyday life, especially when it relates to personal health and hygiene. In the development of this project was related to cosmetic theme to the concepts of chemistry taught in high school, specifically the School of Organic Chemistry Orlando Venancio Santos City Cuité-PB, and had as mediators subproject team PIBID / Chemistry. These activities had the goal of bringing students to a different learning model, using methods that have provided the participation, interaction and construction of meanings, knowledge and skills to their training as citizens, and also to show that educational projects They are able to promote more meaningful learning students.

Palavras-chave: Ensino por projetos; ensino de química; química orgânica; cosméticos.,

Palavras-chave: Teaching by projects; chemistry education; organic chemistry; cosmetics.,

DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq25

Referências bibliográficas
  • [1] BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais, Brasília, 1999.PAULINO FILHO, J.; NUÑEZ, I.B. e RAMALHO, B.L. Ensino por projetos: uma alternativa para a construção de competência no aluno. Porto Alegre: Sulina, 2004.CUNHA, M. B. jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, v.34, p. 92-98, 2012.
  • [2] GARCIA, V. M. O desenvolvimento da argumentação e da linguagem científica por graduandos em química mediante a produção textual. In: Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química e X Encontro de Educação Química da Bahia. Salvador, BA, Brasil, 201
  • [3] GIROTTO, G. G. S. C. Pedagogia de Projetos: (re) significação do processo ensino/aprendizagem. Projeto de Pesquisa. Núcleo de Ensino – Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Campus de Marília – 2002 a 200
  • [4] GONÇALVES, F. P. Como é ser professor de química: histórias que nos revelam. In:Anais do IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem Investigação na sua Escola, 2005. UNIVATES, Lageado – RS.
  • [5] HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M.A organização do currículo por projetos de trabalho. Tradução de Jussara Haubert Rodrigues. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
  • [6] MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com Projetos – Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. Editora Vozes, Petrópolis-RJ, 200
  • [7] MUNCHEN, S. Cosméticos: uma possibilidade de abordagem para o ensino de Química. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria, 2012.
  • [8] NUNES, A. S.; ADORNI, D.S. O ensino de química nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Itapetinga-BA: O olhar dos alunos. In: Anais do Encontro Dialógico Transdisciplinar , Vitória da Conquista, 2010.
  • [9] OLIVEIRA, C. L. Significado e contribuições da afetividade no contexto da Metodologia de Projetos na Educação Básica. Dissertação de Mestrado. CEFET-MG, Belo Horizonte-MG, 2006.
  • [10] PACHECO, R.A. Ensinar Aprendendo: A Práxis Pedagógica do Ensino por Projetos no Ensino Fundamental. Revista PerCursos, v. 8, n. 2, p. 19-40, 2007.
  • [11] SILVA, B.; BEZERRA, V. S.; GREGO, A.; SOUZA, L. H. A.A Pedagogia de Projetos no Ensino de Química - O Caminho das Águas na Região Metropolitana do Recife: dos Mananciais ao Reaproveitamento dos Esgotos. Química Nova Na Escola. 2008.
  • [12] VEIGA, M. S. M.; QUENENHENN, A.; CARGNIN, C.; O ENSINO DE QUÍMICA: algumas reflexões. Anais da I JORNADA DE DIDÁTICA - O ENSINO COMO FOCO I FÓRUM DE PROFESSORES DE DIDÁTICA DO ESTADO DO PARANÁ. CEMAD, 2005.
Como citar:

JUNIOR, José Costa de Oliveira; SANTOS, José Carlos Oliveira; "A Química dos Cosméticos Numa Perspectiva de Ensino por Projetos", p. 148-156 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-4043, DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq25

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações