Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A Montagem: de processo alienativo a elucidador pela contribuição das vanguardas construtivistas russas

Montage: from alienating to enlightenment process for a Russian avant-garde contribution

Diniz, Paulo Fernando Dias ;

Artigo Completo:

Este artigo analisa a contribuição da vanguarda construtivista russa na mudança da concepção de montagem como um processo de trabalho alienativo para elucidador. Pois, pelas suas características de divisão do trabalho, segundo a teoria marxista, deveria conduzir à alienação do produtor frente ao produto industrial, mas que fora transformada em um processo dinâmico e esclarecedor pela apropriação estética de si. Ou seja, passou-se de um processo econômico para processo artístico. A montagem para as vanguardas soviéticas reforçava ainda mais o caráter industrial da arte, como no cinema, na fotografia e no design. Transformando a arte voltada para a contemplação em uma atividade direcionada e atuante na própria sociedade, tirando-lhe o sentido de fruição e conferindo-lhe um caráter político e elucidativo. Nesta concepção russa, a arte se distanciaria do processo compositivo da pintura e se tornaria um processo criativo partindo do choque de ideias e imagens produzidas por máquinas, e.g.: fotografia e o cinema, que fariam parte de uma poligrafia, integrando-as ao design e à propaganda política (Agit Prop). Para tanto, faz-se um estudo analítico do conceito de montagem partindo-se de um levantamento bibliográfico, identificando-o e caracterizando-o por vários autores. Conclui-se mostrando a relevância do conceito de montagem na produção criativa da Rússia no início do século XX.

Artigo Completo:

This article analyzes the Russian constructivist avant-garde contribution in changing the montage conception, which the techinical division of labor characteristics would separate the producer against the industrial product, but that was transformed into a dynamic and enlightening process for aesthetic appropriation of itself. The montage for the Soviet avant-garde further reinforced the industrial character of art such as photography and cinema, transforming art toward the contemplation in a targeted and active procedure at the society, taking away the act of enjoyment and conferring it a political act and instructive. Art would distancing to the painting composition and would have the creative process the shock of ideas and images produced by machines, photography and cinema, which would be part of a polygraphy , meeting them to design and political propaganda (Agit Prop).

Palavras-chave: montagem, construtivismo, fotomontagem, agitprop, vanguardas,

Palavras-chave: montage, construtivism, photomontage, agitprop, avantgard,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_31

Referências bibliográficas
  • [1] ANDIÓN, M. L. 2005.Cine de fotógrafos. Barcelona. Gustavo Gili.
  • [2] ARTCULTURA, Uberlândia, v. 10, n. 16, p. 79-83, jan.-jun. 2008. Fotomontagem na Rússia da década de 1920. Tradução e nota introdutória: Erika Zerwes
  • [3] BAZIN, A. 1991. O Cinema: ensaios. São Paulo. Brasiliense.
  • [4] BENJAMIN, W. 199 A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica. In: Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios Sobre Literatura e História da Cultura. Obras Escolhidas. Vol.1. São Paulo, Brasiliense.
  • [5] BORDWELL, D.1999. El cine de Eisenstein: teoría y práctica. Barcelona. Paidós.
  • [6] BÜRGER, P. 2011. Teoria da Vanguarda. São Paulo. Cosac Naify.
  • [7] CANELA, Carlos. 2010. Os Fundamentos Históricos e Teóricos da Montagem Cinematográfica: os contributos da escola norte-americana e da escola soviética. http://www.bocc.ubi.pt/_ esp/autor.php?codautor=1804. ISSN: 1646-3137
  • [8] EISENSTEIN, S.1990a. A forma do filme. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor.
  • [9] EISENSTEIN, S.1990b. A Sentido do filme. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor.
  • [10] FABRIS A. 2005. Entre arte e propaganda: fotografia e fotomontagem na vanguarda soviética. Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Sér. v.13. n.1. p. 99-132. jan. -jun. 2005.
  • [11] FRANPTON, K. 2008. História Crítica da Arquitetura Moderna. São Paulo, Nobel.
  • [12] MARX, K.; ENGELS, F. 1948-2007.Ideologia Alemã. São Paulo. BoiTempo.
  • [13] RAPISARDA, G. 1975. Cine e vanguardia em la Unión Soviética: La Fábrica del Actor Excéntrico (FEKS). Barcelona. Gustavo Gili.
Como citar:

Diniz, Paulo Fernando Dias; "A Montagem: de processo alienativo a elucidador pela contribuição das vanguardas construtivistas russas", p. 1618-1627 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_31

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações