Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A INFLUÊNCIA DO ETANOL COMBUSTÍVEL NA EMISSÃO DE ETANOL, ALDEÍDOS E HIDROCARBONETOS EXPELIDOS PELO ESCAPAMENTO EM VEÍCULOS LEVES

Sousa, Raphael Bellis de; Ferreira, Vanderlei Rodrigues; Abrantes, Rui de; Borsari, Vanderlei;

Artigo Completo:

Os primeiros estudos brasileiros de veículos utilizando como combustível o etanol ou álcool etílico, incluindo suas misturas com gasolina, datam da década de 1920, sendo representados pelo automóvel mais antigo que se tem notícia a rodar com etanol no Brasil. A partir deste marco, inúmeras foram as evoluções tecnológicas ligadas à indústria automobilística e a indústria do etanol, motivadas principalmente pelas crises do mercado de petróleo e por políticas de incentivo à indústria canavieira, e, mais recente, pela motivação ligada à forte necessidade de atendimento aos anseios dos consumidores em relação ao consumo de combustível e políticas mais rigorosas de controle de emissão de poluentes. Este trabalho tem o objetivo de realizar um breve levantamento histórico das informações citadas, por meio de fontes de referências e alguns testemunhos. Também se avalia como a utilização de etanol afeta a emissão de hidrocarbonetos pelo escapamento dos veículos rodoviários automotores leves, incluindo a emissão de aldeídos e do próprio etanol.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-simea-PAP47

Referências bibliográficas
Como citar:

Sousa, Raphael Bellis de; Ferreira, Vanderlei Rodrigues; Abrantes, Rui de; Borsari, Vanderlei; "A INFLUÊNCIA DO ETANOL COMBUSTÍVEL NA EMISSÃO DE ETANOL, ALDEÍDOS E HIDROCARBONETOS EXPELIDOS PELO ESCAPAMENTO EM VEÍCULOS LEVES", p. 353-371 . In: In Anais do XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva — SIMEA 2013. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea-PAP47

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações