Artigo - Open Access.

Idioma principal

A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE COMO FATOR DE INOVAÇÃO PARA AS CORPORAÇÕES E O DESIGN

Camargo, Maristela Gomes de;

Artigo:

A criatividade é um tema importante a ser pesquisado e discutido, pois tem uma relação profunda com a evolução da humanidade e com os avanços tecnológicos, sociais, econômicos, da saúde, entre outros. Sabe-se que esta é uma característica inerente ao homem, que todas as pessoas são potencialmente criativas, mas esse potencial difere de pessoa para pessoa, apenas em grau. Isso ocorre devido aos bloqueios e imposições limitadoras sofridas durante o processo de desenvolvimento do ser. Para tanto, é necessário desenvolvê-la em todo o seu potencial. Inovação e criatividade se relacionam intimamente e são fatores primordiais para o crescimento das organizações. O design, como área de produção criativa de produtos, sistemas, necessita de profissionais capazes de antever problemas e vislumbrar soluções necessárias para os mesmos. Este artigo tem como objetivo compreender a criatividade como processo mental intrínseco ao homem e sua importância como agente produtor de inovação, bem como contribuir para a produção científica nesta área de conhecimento.

Artigo:

Creativity is an important topic to be researched and discussed; it has a deep relationship with the evolution of humanity and the social, technological, economic advances, health, among others. It is known that is an inherent feature of man, which all persons are potentially creative, but this potential differs from person to person, only in degree. This is due to blockages and limiting impositions incurred during the development process of being. Therefore, it is necessary to develop it into its full potential. Innovation and creativity are closely related and are key factors for the growth of organizations. The design, as an area of creative production of products, systems, needs professionals able to foresee problems and visualize solutions required for the same. This article aims to understand creativity as a mental process intrinsic to man and its importance as a producer of innovation and contribute to the scientific literature in this area of knowledge.

Palavras-chave: Criatividade, potencial criativo, inovação, design., Creativity,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00720

Referências bibliográficas
  • [1] ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Como desenvolver o potencial criador: um guia para a liberação da criatividade em sala de aula. 10ª ed., Petrópolis: Vozes, 1990.
  • [2] ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de; FLEICH, Denis de Souza; BRUNO-FARIA, Maria de Fátima. A medida da criatividade: possibilidades e desafios. In: ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de; BRUNO-FARIA, Maria de Fátima; FLEICH, Denis de Souza. Medidas de criatividade: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 11-34.
  • [3] BRUNO-FARIA, Maria de Fátima. Indicadores de clima para a criatividade no ambiente de trabalho. . In: ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de; BRUNO-FARIA, Maria de Fátima; FLEICH, Denis de Souza. Medidas de criatividade: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 113-134.
  • [4] ASSOCIAÇÃO DE IDEIAS. Disponível na internet por http em: Andlt; http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerDicionarioAndamp;idZDicio nario=117Andgt;. Acesso em 18 mar. 2014
  • [5] BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 3 ed. São Paulo: Blucher, 2011.
  • [6] CARVALHO, Marco. A. de; BACK, Nelson. Rumo a um modelo para a solução criativa de problemas nas etapas iniciais do desenvolvimento de produtos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO, 2, 2000, São Carlos. Anais...São Carlos: UFSC, 2000.
  • [7] CENTRO DE MEDICINA PSICOSSOMÁTICA E PSICOLOGIA MÉDICA. Alteração da Sensopercepção. Disponível na internet por http em: Andlt;http://www.medicinapsicossomatica.com.br/glossários/percepção.Andgt; Acesso em 07 mar. 2014.
  • [8] DELL’ISOLA, Roberto. Mentes brilhantes: como desenvolver todo o potencial do cérebro. 2 ed. São Paulo: Universo dos Livros, 2009.
  • [9] DIAS, Tatiane L.; ENUMO, Sônia R. F.; AZEVEDO JUNIOR, Romildo R. Influências de um programa de criatividade no desempenho Cognitivo e acadêmico de alunos com dificuldade de aprendizagem. Psicologia em Estudo. Maringá, v. 9, n. 3, p. 429-437, set./dez. 2004.
  • [10] DISCHINGER, M. C. Torri; MARQUES, André Canal; KINDLEIN, Wilson Jr. O imaginário e sua importância para as atividades projetuais. In: CONGRESSO DE PESQUISA Andamp; DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 7, 2006. Curitiba. Anais...7º PAndamp;D Design, Curitiba: UFPR, 2006.
  • [11] DOS REIS, Alice Casanova; ZANELLA, Andréa Vieira; FRANÇA, Kelly Bedin; DA ROS, Sílvia Zanatta. Reflexões sobre o Olhar Estético em Contexto de Escolarização Formal. Psicologia: Reflexão e Crítica. Porto Alegre, v.17 n.1, p. 51-60, 2004.
  • [12] FELDMAN, Liliane Bauer; RUTHES, Rosa Maria; CUNHA, Isabel Cristina Kowal Olm. Criatividade e inovação: competências na gestão de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília. v. 61, n 2, p. 239-42, março-abril, 2008. Disponível na internet por http em Andlt;http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttextAndamp;pid=S0034- 71672008000200015.Andgt; Acesso em 01 mai. 2014.
  • [13] FREITAS-MAGALHÃES, Armindo. Psicologia da Criatividade: estudo sobre o desenvolvimento da expressão criadora da criança. 7 ed. Porto: ISCE-Edições Universidade Fernando Pessoa, 2003. Disponível na internet por http em: Andlt;pt.scribd.com/doc/6919333/Livro-ISCEPsicologia-da-criatividadeAndgt; Acesso em 29 fev. 2012.
  • [14] FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. 2 ed.rev. São Paulo: Edições Rosari, 2009.
  • [15] GURGEL, Marcos Freire. Criatividade Andamp; inovação: uma proposta de gestão da criatividade para o desenvolvimento da inovação. 2006. 193 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
  • [16] KNELLER, George F. Arte e ciência da criatividade. [ tradução J. Reis]. 14 ed. São Paulo: Ibrasa, 1978.
  • [17] LÖBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
  • [18] LUBART, Todd. Psicologia da criatividade. Porto Alegre: Artmed, 2007.
  • [19] OLIVEIRA, Débora Pereira; SILVA, Dener Luiz da; CAVALCANTE, Rita Laura Avelino. Barreiras à criatividade e reflexões sobre o papel do professor. In: CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL, 10, 2011, Maringá. Anais... X CONPE, Maringá: UEM, 2011. p. 1-14
  • [20] OLIVEIRA, Zélia Maria Freire de. Fatores influentes no desenvolvimento do potencial criativo. Estudos de Psicologia. Campinas. v 27(1), p 83-92, janeiro – março, 2010.
  • [21] OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 24 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
  • [22] PEARSON EDUCATION DO BRASIL. Criatividade e inovação. Academia Pearson. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
  • [23] SEABRA, Joana Miguel. Criatividade. Psicologia.com.pt: O portal dos psicólogos. 11 Jul. 2008. Disponível na internet por http em: Andlt; http://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0104.pdf.Andgt; Acesso em 29 fev. 2012.
  • [24] WIDMAIER, E. P.; RAFF, H.; STRANG, K. T.. Fisiologia humana: os mecanismos das funções corporais. 9. ed.. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
Como citar:

Camargo, Maristela Gomes de; "A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE COMO FATOR DE INOVAÇÃO PARA AS CORPORAÇÕES E O DESIGN", p. 1603-1611 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00720

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações