Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A água e suas propriedades: O uso do jogo didático no ensino de química

Water and its properties: The use of didactic game in chemistry teaching

SILVA, Luana Paula da Cunha ;

Completo:

O ensino da química de forma comum e tradicional pode muitas vezes ser maçante e sem atrativo devido a sua pouca incorporação da ciência no dia-a-dia.Consequentemente fica mais complicado ter um bom aproveitamento em sala de aula e devido a essa dificuldade foi elaborado um jogo didático de perguntas e respostas para ser aplicado após a apresentação do conteúdo teórico das propriedades da a água para testar a funcionalidade da utilização de uma ferramenta lúdica em sala de aula. O objetivo principal é que os alunos do 9ºano do ensino fundamental possam ingressar no primeiro ano do ensino médio já com conhecimentos prévios o qual vai ser estudado e utilizando o jogo para familiarizarem com os conteúdos que serão abordados futuramente em sala de aula. Esse trabalho faz um levantamento da utilização do jogo “A água e suas propriedades” que contem um tabuleiro e utiliza de cartas perguntas para estimular a participação dos alunos em sala de aula foi usado na escola de rede publica estadual com alunos do 9º ano do ensino fundamental como auxilio do professor e o aluno para que os dois possam conquistar os seus objetivos, para o professor ter um maior desempenho em sala de aula e aproximar os alunos visando uma maior participação na aula e os alunos fixando os conteúdos de uma maneira dinâmica. A utilização do jogo testado foi satisfatória enquanto instrumento facilitador da aprendizagem, contribuindo de forma positiva a absolvição do conteúdo apresentado.

Completo:

The common and traditional way of teaching chemistry can often be dull and unattractive due to its low incorporation of science in day-to-dia.Consequentemente is more complicated to have a good use in the classroom and because of this difficulty was prepared a didactic game of questions and answers to be applied after the presentation of the theoretical content of the properties of water to test the functionality using a fun tool in the classroom. The main objective is that students of the 9th grade of primary school can enter the first year of high school already with some knowledge which will be studied and using the game to familiarize themselves with the contents which will be addressed in the future in the classroom. This work is a survey of the use of the game "Water and its properties" which contains a board and uses letters of questions to stimulate student participation in the classroom was used in the network of public school state with students from 9th grade of school fundamental as teacher's help and the student so that both can achieve their objectives, for the teacher to have a higher performance in the classroom and approach students seeking greater participation in class and students setting the contents of a dynamic way. The use of the tested game was satisfactory as a tool facilitator of learning, contributing positively to the acquittal of the content presented.

Palavras-chave: Jogo; Atividade Lúdica; Ensino de Química; Prática de Ensino,

Palavras-chave: Game; Playful activity; Chemistry education; Teaching Practice.,

DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq07

Referências bibliográficas
  • [1] BERGAMO, Joseila Aparecida. Química Encantada: Os jogos no ensino da Química, Fortaleza: 2012.
  • [2] Lima, E.C. 1; Mariano, D.G. 1; Pavan, F.M. 1; Lima, A.A.2; Arçari, D.P.3 . Uso de Jogos Lúdicos Como Auxilio Para o Ensino de Química.
  • [3] KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
  • [4] MIRANDA, S. de. No fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência hoje. V.28, n. 168. Jan/fev. 2002, p.64-66.
  • [5] FIALHO, N.N. , Jogos no ensino de Química e Biologia. Curitiba: IBPEX,2007
  • [6] FERREIRA, Eduardo Adelino; GODOI, Thaysla Rayana Araújo; SILVA, Lidyane Gomes Mendonça; SILVA,Thiago Pereira; ALBUQUERQUE,Alderiza Veras. Aplicação de jogos lúdicos para o ensino de química: Auxilio nas aulas sobre tabela periódica.ENECT. Campina Grande: 2012.
  • [7] SANTANA, E. M. & REZENDE, D. B. A influência de Jogos e atividades lúdicas no Ensino e Aprendizagem de Química. In: VI Encontro de Pesquisa em Ensino de Ciências, 6, Florianópolis, 200 Anais, Florianópolis- Santa Catarina, 200
  • [8] MIZUKAMI, M. G. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo, E.P.U., 2001.
  • [9] PROENÇA, D. J. Critérios e experiências no uso de jogos pedagógicos. BRASÍLIA: REDES, 2002.
  • [10] CASTILHO, D. L.; SILVEIRA, K. P.; MACHADO, A. H. As aulas de Química como espaço de investigação e reflexão. Química Nova na Escola, n.9, p. 14 -17, 1999.
  • [11] OLIVEIRA, Vera Barros de. Jogos de regras e resoluções de problemas. Editora: Vozes, 2ª edição –2004.
Como citar:

SILVA, Luana Paula da Cunha; "A água e suas propriedades: O uso do jogo didático no ensino de química", p. 29-37 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-4043, DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq07

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações