Artigo - Open Access.

Idioma principal

A EXPERIMENTOTECA VAI À ESCOLA: ENSINANDO OSCILAÇÕES E ONDAS ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS

SILVA, Wagner Muniz; SILVA, Jean Duarte e; ALMEIDA, Letícia Francisca; SILVA, Marcioníleo Teles de Oliveira; PEREIRA, Ana Rita;

Artigo:

Este trabalho apresenta resultados de um projeto de extensão realizado no Colégio Estadual Abrahão André, onde se utilizou a experimentação como estratégia de ensino, combinada com as aulas tradicionais, para apresentar e discutir com os alunos os conceitos e teorias dos fenômenos físicos. As atividades foram realizadas por licenciandos em Física da UFG em duas turmas de segunda série do Ensino Médio que cursavam a disciplina “Tópicos de Física”, o que pos-sibilitava o desenvolvimento de projetos sem interferir nos conteúdos regulares, sob a supervisão da professora da es-cola e dos coordenadores do projeto na UFG. Foram apresentadas aulas interativas, com atividades teóricas e experi-mentais, para discutir com os estudantes os conceitos de oscilações e ondas, sempre considerando as concepções es-pontâneas dos alunos e enfatizando a relação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).  Por meio de obser-vações, discussões em sala e aplicação de questionários, analisou-se como os estudantes constroem e desenvolvem o conhecimento e como as atividades experimentais contribuem para o aprendizado dos estudantes, fazendo com que os mesmos obtenham uma visão mais clara da Física e consigam associa-la ao seu cotidiano.

Artigo:

Palavras-chave: Experimentação, Ensino Médio, Oscilações e ondas,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/phypro-sefiscac-007

Referências bibliográficas
  • [1] CUNHA, T. F.; AVELAR, F. P. , DUTRA, J. C. B.; SILVA, J. D.; PEREIRA, A. R.; NETO, F. A.; DUAR-TE, J. P.; FILHO, M. B, CONPEX - Goiânia-GO Oficinas Experimentais de Física no Colégio Estadual Abrahão André – Uma Ação do Programa PIBID., p.4385-4389, 2010.
  • [2] LOPES, B. J., Aprender e Ensinar Física. Fundação Calouste Gulbenkian, (2004).
  • [3] MENEGOTTO, J. C., ROCHA FILHO, J. B., Atitudes de estudantes do ensino médio em relação à disci-plina de Física. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vol. 7, Nº2 (2008).
Como citar:

SILVA, Wagner Muniz; SILVA, Jean Duarte e; ALMEIDA, Letícia Francisca; SILVA, Marcioníleo Teles de Oliveira; PEREIRA, Ana Rita; "A EXPERIMENTOTECA VAI À ESCOLA: ENSINANDO OSCILAÇÕES E ONDAS ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS", p. 34-38 . In: Anais da 1ª Semana da Física do Campus Catalão [= Blucher Physics Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-sefiscac-007

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações