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A EVOLUÇÃO DAS EMISSÕES VEICULARES NO ESTADO DE SÃO PAULO COM A INCLUSÃO DAS EMISSÕES DE ABASTECIMENTO, NO PERÍODO DE 2006 A 2014

Dias, Cristiane; Bales, Marcelo Pereira; Silva, Silmara Regina da;

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As estimativas de emissões veiculares publicadas anualmente pela CETESB são baseadas nas metodologias já conhecidas e publicadas nas duas edições do Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários [1], [2] e pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas [3]. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir as estimativas de emissões veiculares para o Estado de São Paulo, utilizando a metodologia publicada nos relatórios da CETESB, incluindo as emissões provenientes do abastecimento dos veículos, que oferecem significativo impacto nas emissões dos compostos orgânicos voláteis (COV). A partir de 2015, as emissões de abastecimento dos veículos do ciclo Otto serão incorporadas às emissões de escapamento e evaporativas. O período em estudo também foi ampliado de 2006 a 2014. Dependendo das condições atmosféricas, os COV podem reagir com os óxidos de nitrogênio, formando o ozônio na troposfera terrestre. Nesse nível da atmosfera, o ozônio torna-se um poluente tóxico, que apresenta impactos negativos à saúde humana e à qualidade do ar. Atualmente, a CETESB [4] inclui no seu inventário de emissões de fontes móveis apenas as emissões do veículo e não do seu abastecimento.

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DOI: 10.5151/engpro-simea2015-PAP131

Referências bibliográficas
  • [1] Ministério do Meio Ambiente. 1o.Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários – Relatório Final, Brasília, 201
  • [2] Ministério do Meio Ambiente. Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários 2013 Ano Base 2012 – Relatório Final, Brasília, 2014.
  • [3] IPCC. 2006 IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories. Prepared by the National Greenhouse Gas Inventories Programme, Eggleston H.S., Buendia L., Miwa K., Ngara T. and Tanabe K. (eds). Published:GES, Japan, 2006.
  • [4] Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB. Relatório de Emissões Veiculares no Estado de São Paulo 2013, São Paulo, 201
  • [5] Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – ANFAVEA. Anuário da Indústria Automobilística Brasileira. dados relativos a 2013. Disponível em Andlt;http:\\ www.anfavea.com.br\anuario.htmlAndgt; Acesso em 25/01/201
  • [6] Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO. Anuário da Indústria Brasileira de Motociclos – 2013. Disponível em Andlt;http:\\ www.abraciclo.com.brAndgt; Acesso em 10/02/2015.
  • [7] Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB. Curvas de intensidade de uso por tipo de veículo automotor da frota da cidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
  • [8] SZWQRC, A; FARAH, E.L.; BRANCO, G.M.; BRANCO, F.C. Redução da Emissão Evaporativa do Veículo em Movimento e no Reabastecimento de Combustível. XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, São Paulo, volume 1, número 2, 2014.
  • [9] Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, Dados Estatísticos. Disponível em Andlt;http:\\ www.anp.gov.brAndgt; Acesso em 10/02/2015.
  • [10] IBAMA. Programa de controle da poluição do ar por veículos automotores – PROCONVE/PROMOT/IBAMA. 3ª ed. Brasília: Ibama/Diqua, 2011. Disponível em: Andlt; http://www.ibama.gov.br/phocadownload/category/4?download=4792%3Amanual-portuguesAndgt;. Acesso em: 05 set. 2014.
Como citar:

Dias, Cristiane; Bales, Marcelo Pereira; Silva, Silmara Regina da; "A EVOLUÇÃO DAS EMISSÕES VEICULARES NO ESTADO DE SÃO PAULO COM A INCLUSÃO DAS EMISSÕES DE ABASTECIMENTO, NO PERÍODO DE 2006 A 2014", p. 82-98 . In: In Anais do XXIII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2015-PAP131

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