Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A EFICÁCIA DA NORMA ISO 362:2007 PARA O CONTROLE DO RUÍDO DE VEÍCULOS PESADOS

Abrantes, R. de ; Forcetto, A. L. S. ; Araújo, R. M. ;

Artigo Completo:

A Europa está mudando sua regulamentação sobre ruído de veículos automotores, pois perceberam que o ruído urbano tem sido maior do que o esperado devido ao crescimento da frota de veículos e a ineficiência do método de homologação atual. Em resposta a esse problema, o método de avaliação do ruído de passagem foi revisado e atualmente os veículos estão sendo testados sob condições mais realistas. Existem alguns pontos críticos nesse novo método que tendem enfraquece-lo, por exemplo, a penalização do controle do ruído dos pneus, a desconsideração do ruído do ventilador do sistema de arrefecimento e a avaliação de ônibus e caminhões sob as mesmas circunstâncias. O objetivo deste artigo é discutir o novo método de avaliação de ruído de passagem para veículos pesados e identificar pontos de melhoria para que regulamentação seja mais efetiva e melhor aceita por outros países que não pertençam à União Europeia.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-simea2015-PAP168

Referências bibliográficas
  • [1] Regulation (EU) No 540/2014 of the European Parliament and of the Council of 16 April 2014 on the sound level of motor vehicles and of replacement silencing systems, and amending Directive 2007/46/EC and repealing Directive 70/157/EEC.
  • [2] BRÜEL Andamp; KJAER. Environmental Noise. Disponível em: http://www.bksv.com/Library/Primers, acesso em 02/04/2015.
  • [3] WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Burden of disease from environmental noise: Quantification of healthy life years lost in Europe. WHO Regional Office for Europe: Copenhagen, p. 126, 2011.
  • [4] INTERNATIONAL ORGANIZATION OF MOTOR VEHICLE MANUFACTURES (OICA). Development of a New Global Type Approval Test Procedure for Motor Vehicles With Regard to Their Noise Emissions. International Symposium of Automotive Engineering. Automotive Engineering Association, Symposium proceedings, 2007.
  • [5] SANDBERG, Ulf et alli. Noise emissions of road vehicles effect of regulations - final report 01-1. Linköping: International Institute of Noise Control Engineering, 2001. 56 p.
  • [6] BRAUN et alli. Noise source characteristics in the ISO 362 vehicle pass-by noise test: literature review. Applied Acoustics, 74 (2013), pp.1241-1265, 2013.
  • [7] Diretiva 70/157/CEE do Conselho de 6 de fevereiro de 1970 relativa a aproximação das legislações dos estados-membros respeitantes ao nível sonoro admissível e ao dispositivo de escape dos veículos a motor.
  • [8] UNITED NATIONS ECONOMIC COMMISSION FOR EUROPE (UNECE). Regulation No. 51: Uniform provisions concerning the approval of motor vehicles having at least four wheels with regard to their noise emissions. E/ECE/324/Rev.1/Add.50/Rev.2−E/ECE/TRANS/505/Rev.1/Add.50/Rev.2, 2011.
  • [9] INTERNATIONAL STANDARD ORGANIZATION (ISO). ISO 362: Measurement of noise emitted by accelerating road vehicles – engineering method – Part 1: M and N categories. London: British Standards Institution; 2007.
  • [10] INTERNATIONAL STANDARD ORGANIZATION (ISO). ISO 362: Measurement of noise emitted by accelerating road vehicles – engineering method – Part 1: M and N categories. London: British Standards Institution; 2015.
  • [11] MOORE, D. B. The Revised ISO 362 Standard for Vehicle Exterior Noise Measurement. Sound and vibration, pp. 19-23, 2006.
  • [12] KEULEN, I. W. V., DUŠKOV, i. M. Inventory study of basic knowledge on tyre/road noise. Ministery of transportation and waterworks: Rijkswaterstaat, p. 106, 2005.
  • [13] NATIONAL COOPERATIVE HIGHWAY RESEARCH PROGRAM (NCHRP). Acoustic Beamforming: Mapping Sources of Truck Noise. Transportation Research Board: Washington, D. C., p. 80, 2009.
  • [14] EUROPEAN COMMISSION. Final Report SI2.408210 Tyre/Road Noise: Volume 2, 2001.
  • [15] ROOVERS, M.S., BLOKLAND, G.J. Literature study on the Rolling Noise of Truck Tyres. Ministery of transportation and waterworks: Rijkswaterstaat, p. 92, 2002.
  • [16] BOSCH. Automotive Handbook. 7th ed. Society of Automotive Engineers. Warrendale. 2007.
  • [17] BRUNI, Antônio Carlos e BALES, Marcelo. Curvas de intensidade de uso por tipo de veículo automotor da frota da cidade de São Paulo. CETESB, São Paulo: 2013. 68 p.
  • [18] VIANNA, Karina Mary de Paiva. Poluição sonora no município de São Paulo: avaliação do ruído e do impacto da exposição na saúde da população. Tese de Doutorado. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSP-USP: São Paulo, 2014, 145 p.
  • [19] ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Norma Técnica NBR 10151 – Acústica – Avaliação do ruído em área habitadas, visando o conforto da comunidade – Procedimento. ABNT: Rio de Janeiro, 2000.
Como citar:

Abrantes, R. de; Forcetto, A. L. S.; Araújo, R. M.; "A EFICÁCIA DA NORMA ISO 362:2007 PARA O CONTROLE DO RUÍDO DE VEÍCULOS PESADOS", p. 329-340 . In: In Anais do XXIII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2015-PAP168

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações