Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A Dinâmica das Formas Alternativas do Ensino de Química Proporcionando a Criatividade dos Alunos

The Dynamics of Forms of Chemical Education Alternatives Providing the Student Creativity

ARAÚJO, Danielly Santos de; PORTO, Tereza Neumann Vasconcelos; SANTOS, José Carlos Oliveira;

Completo:

A educação vem passando por muitas mudanças no decorrer dos tempos, entre estas transformações estão as novas tendências de ensino conhecidas como formas alternativas de ensino, onde se trabalha de forma interdisciplinar, fazendo uma conexão com o que é ministrado em sala de aula e o cotidiano do discente. Este trabalho tem como objetivo mostrar como as duas formas de ensino caminhando juntas, a forma tradicionalista e a forma alternativa de ensino, através da temática água atrelada aos conceitos de química usando os quadrinhos e o teatro. Observou-se que os alunos entenderam os conceitos de química através das suas próprias criações nas histórias em quadrinhos, fazendo com que o processo de ensino e aprendizagem tome uma nova vertente. Apesar das barreiras enfrentadas pelos dois lados, dentro da sala de aula, essas formas alternativas incentivaram a produção de sua própria história, de forma a instigar a criatividade, a responsabilidade do aluno, trabalhando com as outras disciplinas da escola e incentivando o aluno a sempre ler.

Completo:

Education is undergoing many changes in the course of time, among these changes are the new educational trends known as alternative forms of teaching, where he works in an interdisciplinary way, making a connection with what is taught in the classroom and daily life the student. This work aims to show how the two forms of teaching walking together, the traditionalist way and the alternative form of education through themes linked to water chemistry concepts using comics and theater. It was observed that students understand chemistry concepts through their own creations in comic books, making the process of teaching and learning take a new dimension. Despite the barriers faced by both sides, in the classroom, these alternative forms encouraged the production of its own history in order to instigate creativity, responsibility of the student, working with the other school disciplines and encouraging the student to always read.

Palavras-chave: Formas alternativas de ensino; teatro; história em quadrinhos; ensino de química. ,

Palavras-chave: Alternative forms of education; theater; comic; chemistry teaching.,

DOI: 10.5151/chenpro-5erq-eq17

Referências bibliográficas
  • [1] CONDE, T. T. LIMA, M. M. BAY, M. Utilização de Metodologias Alternativas na Formação dos Professores de Biologia no IFRO – Campus Ariquemes. Revista Labirinto, Ano XIII, nº 18, 2013.
  • [2] FRANCISCO JUNIOR, W. E. Estratégias de leitura e educação química. Química Nova na Escola, v.32, n. 4, 2010.
  • [3] LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. D.O.U. de 23 de dezembro de 1996.
  • [4] PIZARRO, M. V. As Histórias Em Quadrinhos Como Linguagem e Recurso Didático No Ensino De Ciências. In: Anais do VII Anpec. UFSC: Florianópolis, 2009.
  • [5] ROSA, D. L. Aplicação de metodologias alternativas para uma aprendizagem significativa no ensino de química. Monografia (Especialização em Ensino na Educação Básica) – Departamento de Educação e Ciências Humanas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo. 97 p. 2012.
  • [6] SILVA ,M. L. G. TEXEIRA, A. F. RUIZ, M. A. S. A Formação de Conceitos Científicos Através de Concepções Alternativas no Ensino de Química. In: Anais do Congresso AFIRSE,200
  • [7] SILVA, S. D. SILVA, V. M. SOARES, A. C. O Cinema e os Quadrinhos: Ferramentas Alternativas Para o Ensino de Química. In: Anais do 33º EDEQ. UNIJUI. Ijuí, 2013.
  • [8] ZILBERMAN, R. A leitura no Brasil: história e instituições. In: LEFFA, V. J.; PEREIRA, A. E. (Org.). O ensino da leitura e produção textual. Pelotas, 1999, p. 39-50.
Como citar:

ARAÚJO, Danielly Santos de; PORTO, Tereza Neumann Vasconcelos; SANTOS, José Carlos Oliveira; "A Dinâmica das Formas Alternativas do Ensino de Química Proporcionando a Criatividade dos Alunos", p. 92-98 . In: Anais do V Encontro Regional de Química & IV Encontro Nacional de Química [=Blucher Chemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-4043, DOI 10.5151/chenpro-5erq-eq17

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações