Resumo - Open Access.

Idioma principal

A Clínica Ampliada e a Reabilitação: Ressignificando a Intervenção

Petrokas, Rejane Cristina; Morais, Camila Aparecida de; Pinheiro, Andressa Moreira; Sousa, Mariza Regina Tavares de; Nunes, Letícia Ferro Carapeto; Ragassi, Renata;

Resumo:

e a Humanização em Saúde na prática desenvolvida no contexto da reabilitação, tendo em vista a linha de cuidado e os projetos terapêuticos singulares de usuários na rede de serviços do território. METODOLOGIA: o estudo de atualização baseia-se na reflexão acerca dos manuais e cartilhas publicados pelo Ministério da Saúde e a organização e desenvolvimento de ações na prática cotidiano, desenvolvida de forma interdisciplinar na instituição referida. RESULTADOS e CONCLUSÕES: a humanização no atendimento passa pelo exercício do diálogo e autonomia nas relações entre os profissionais sejam esses administrativos, gestores e técnicos, pois é necessário o esforço de somar as forças de resiliência, de superação de cada sujeito para oferecer uma assistência mais potente. Assim, é possível aos profissionais explorar o potencial dos usuários atendidos, que implica no esforço pessoal de cada profissional em assumir uma atitude ética e de cuidado que sempre seja somada a novas forças, também extra-equipe, como os profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e de outras instituições, tanto nas reuniões quanto nos contatos telefônicos, em vista da troca de informações e necessidade da escuta das angústias e em vista da abordagem e da resolutividade ou assistência em problemáticas muitas vezes tão complexas e multifatoriais. por exemplo, a abordagem de uma paciente com sintomas de síndrome do túnel do carpo, pode ser pensada também na capacitação para mudança de função de trabalho e a discussão acerca do projeto de vida, e evitar o raciocínio simplista de abordagem de exercícios e orientações quanto à condição física. Tal forma de atuação pretende estar embasada nas diretrizes do Sistema Único de Saúde e apoiados na Clínica Ampliada.

Resumo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10819

Referências bibliográficas
Como citar:

Petrokas, Rejane Cristina; Morais, Camila Aparecida de; Pinheiro, Andressa Moreira; Sousa, Mariza Regina Tavares de; Nunes, Letícia Ferro Carapeto; Ragassi, Renata; "A Clínica Ampliada e a Reabilitação: Ressignificando a Intervenção", p. 368 . In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-cihhs-10819

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações